sicnot

Perfil

Mundo

Consumo de gin adulterado mata 70 pessoas na Nigéria

Pelo menos 70 pessoas morreram no sul da Nigéria depois de terem ingerido um gin de fabrico artesanal que continha uma grande quantidade de metanol, uma substância muito tóxica, divulgaram esta quarta-feira responsáveis locais. 

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mario Anzuoni / Reuters

Segundo Somiari Harry, responsável pelo departamento de saúde pública do Estado de Rivers (sul), as mortes foram registadas após o consumo de ogogoro, designação local para um gin artesanal, em cinco localidades diferentes daquela região.

"Até agora, o balanço das vítimas que consumiram ogogoro é de 70", afirmou o representante, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

O ogogoro, uma bebida muito barata e muito popular na Nigéria, é feito a partir da seiva das palmeiras de ráfia.

Esta bebida contém geralmente entre 30 a 60 graus de álcool, razão pela qual a bebida é proibida em alguns Estados.

Após estas mortes, que começaram a ser contabilizadas no início deste mês, as autoridades de Rivers decidiram proibir a fabricação, distribuição e a venda em retalho desta bebida naquele Estado.

O diretor do centro de controlo de doenças do Estado de Rivers, Nnanna Onyekwere, confirmou o balanço de vítimas mortais.

Segundo o responsável, no total, pelo menos 80 pessoas sofreram de intoxicação devido à ingestão desta bebida.

As análises realizadas revelaram que "a bebida tinha fortes doses de metanol, que é prejudicial para a saúde", precisou Nnanna Onyekwere, acrescentando que não foram registados novos casos na última semana.

Em abril passado, cerca de 20 pessoas morreram na cidade de Ode-Irele, no sudeste da Nigéria, depois do consumo deste gin artesanal.

Solvente industrial altamente tóxico, o metanol, também designado como álcool metílico, é também utilizado como combustível e anticongelante.
Lusa
  • A moda dos gins
    4:41

    País

    A bebida da moda não é barata, mas parece ter vindo para ficar. Em quase todos os bares se servem cada vez mais copos de balão cheios de gin tónico. A bebida pode custar 20 euros por copo, no entanto, apesar do preço há cada vez mais fãs.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.