sicnot

Perfil

Mundo

Movimento extremista Estado Islâmico no Iémen reivindica atentados em Sanaa

O ramo do movimento terrorista Estado Islâmico (EI) no Iémen reivindicou hoje um atentado com um veículo armadilhado e bombas em Sanaa. 

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

Em comunicado, o ramo iemenita do EI garantiu ter realizado um ataque com quatro veículos armadilhados colocados nas proximidades de edifícios relacionados com o movimento rebelde xiita 'huthi', em diferentes zonas da cidade. 

Pelo menos 31 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em Sanaa, em cinco atentados simultâneos contra mesquitas xiitas e a casa de Saleh al-Sammad, chefe da comissão política da rebelião 'huthi', que controla a capital iemenita, disseram responsáveis.

Dois engenhos explosivos deflagraram em frente de duas outras mesquitas durante a oração da noite, indicaram testemunhas e fontes da segurança. 

Os ataques aconteceram quando decorrem em Genebra negociações indiretas entre rebeldes 'Huthis', que tomaram Sanaa em janeiro do ano passado, e o governo iemenita exilado na Arábia Saudita. 

Os combates no Iémen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza desde 26 de março ataques contra posições rebeldes, causaram 2.600 mortos, desde o fim de março, de acordo com dados da ONU. 

Os ataques aéreos não travaram a progressão dos rebeldes que, além de Sanaa, controlam uma grande parte de Aden, segunda cidade do país, e grandes zonas de outras províncias. 

Lusa
  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.