sicnot

Perfil

Mundo

Movimento extremista Estado Islâmico no Iémen reivindica atentados em Sanaa

O ramo do movimento terrorista Estado Islâmico (EI) no Iémen reivindicou hoje um atentado com um veículo armadilhado e bombas em Sanaa. 

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

Em comunicado, o ramo iemenita do EI garantiu ter realizado um ataque com quatro veículos armadilhados colocados nas proximidades de edifícios relacionados com o movimento rebelde xiita 'huthi', em diferentes zonas da cidade. 

Pelo menos 31 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em Sanaa, em cinco atentados simultâneos contra mesquitas xiitas e a casa de Saleh al-Sammad, chefe da comissão política da rebelião 'huthi', que controla a capital iemenita, disseram responsáveis.

Dois engenhos explosivos deflagraram em frente de duas outras mesquitas durante a oração da noite, indicaram testemunhas e fontes da segurança. 

Os ataques aconteceram quando decorrem em Genebra negociações indiretas entre rebeldes 'Huthis', que tomaram Sanaa em janeiro do ano passado, e o governo iemenita exilado na Arábia Saudita. 

Os combates no Iémen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza desde 26 de março ataques contra posições rebeldes, causaram 2.600 mortos, desde o fim de março, de acordo com dados da ONU. 

Os ataques aéreos não travaram a progressão dos rebeldes que, além de Sanaa, controlam uma grande parte de Aden, segunda cidade do país, e grandes zonas de outras províncias. 

Lusa
  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.