sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 31 mortos e dezenas de feridos em cinco atentados no Iémen

Pelo menos 31 pessoas morreram hoje e dezenas ficaram feridas em Sanaa, em cinco atentados simultâneos contra mesquitas xiitas e a casa de um responsável da rebelião que controla a capital iemenita, disseram responsáveis.

YAHYA ARHAB

Dois veículos armadilhados visaram mesquitas e um terceiro a casa do chefe da comissão política da rebelião xiita 'Huthi', Saleh al-Sammad.

Dois engenhos explosivos deflagraram em frente de duas outras mesquitas durante a oração da noite, indicaram testemunhas e fontes da segurança. 

Fontes médicas disseram que 31 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos atentados, perpetrados na véspera do primeiro dia do Ramadão, mês de jejum dos muçulmanos. 

Os ataques, que não foram reivindicados, aconteceram numa altura em que decorrem em Genebra negociações indiretas entre rebeldes 'Huthis', que tomaram Sanaa em janeiro do ano passado, e o governo iemenita exilado na Arábia Saudita. 

Os combates no Iémen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza desde 26 de março ataques contra posições rebeldes, causaram 2.600 mortos, desde o fim de março, de acordo com dados da ONU. 

Os ataques aéreos não travaram a progressão dos rebeldes que, além de Sanaa, controlam uma grande parte de Aden, segunda cidade do país, e grandes zonas de outras províncias. 

A situação humanitária é catastrófica neste país da península arábica. 

Lusa
  • Fogo em Sabrosa entrou em fase de resolução

    País

    O incêndio que deflagrou terça-feira em Vilela do Douro, Sabrosa, distrito de Vila Real, entrou a meio da manhã de hoje em fase de resolução, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.