sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 40 mortos em ataque do Boko Haram a aldeias de leste do Níger

Cerca de 40 pessoas morreram durante um ataque perpetrado pelo grupo terrorista Boko Haram na noite de quarta-feira contra civis em Diffa, no sudeste do Níger, indicaram hoje fontes locais. 

© Stringer . / Reuters

Os atacantes incendiaram muitas casas de duas aldeias pertencentes à comuna de Gueskeru (a 45 quilómetros a sudeste da capital regional, Diffa), durante a noite, quando quase toda a população dormia, disse à agência espanhola Efe o vice-presidente da câmara de Gueskeru.

Nenhuma fonte oficial do Níger mencionou, no entanto, o ataque.

O autarca de Gueskeru precisou que os atacantes, provenientes da vizinha Nigéria (onde o Boko Haram se impôs), fugiram depois de matarem cerca de 40 pessoas e possivelmente refugiaram-se no seu país.

Quando a polícia chegou ao local, já era demasiado tarde, mas realizaram uma operação de buscas dos autores.

Além de queimar as casas e assassinar os habitantes, os atacantes não sequestraram ninguém nem roubaram bens, pelo que tudo indica que se terá tratado de uma ação de retaliação contra o Níger pela sua política de combate àquele grupo 'jihadista'.

Não é a primeira vez que o Boko Haram ataca o sul do Níger: no passado dia 25 de abril, um grupo de homens chegados em lanchas atacou a ilha nigerina de Karamga, no Lago Chade, situado na mesma região de Diffa), onde fizeram 46 mortos e 32 desaparecidos.

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.