sicnot

Perfil

Mundo

Quase 185 mil pessoas pediram asilo na UE no 1º trimestre, 180 em Portugal

Nos primeiros três meses deste ano, quase 185 mil pessoas pediram asilo na União Europeia (UE), 180 dos quais em Portugal, mais 20 do que no mesmo período de 2014, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat. 

Acampamento de refugiados africanos em Calais, França.

Acampamento de refugiados africanos em Calais, França.

© Pascal Rossignol / Reuters

A nível da UE, os 184.815 pedidos de asilo pela primeira vez representam 365 pessoas por milhão de habitantes, enquanto em Portugal a proporção é de 17.  

 Face ao último trimestre de 2014, segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, o número de primeiros pedidos de asilo manteve-se praticamente estável na UE e subiu 29% em Portugal.

A nível europeu, o Kosovo é o país de origem da maioria dos requerentes de asilo (48.870 pessoas, 26% do total), seguindo-se a Síria (29.095, 16% do total) e Afeganistão (12.910, 7%).

Em Portugal, a Ucrânia é a origem da maior parte (69%) dos que pediram asilo pela primeira vez entre janeiro e março, num total de 125 pessoas, seguindo-se Marrocos e Paquistão (15 pessoas, 8%).

Portugal é o sétimo país com o menor número de primeiros pedidos de asilo até março, numa tabela liderada pela Alemanha (73.120), seguindo-se a Hungria (32.810), Itália (15.245), França (14.770) e Suécia (11.415). 

Em termos de tendência, face ao trimestre anterior, o número de pedidos subiu 32% na Alemanha e 17% na Hungria.

Na Suécia, são menos 41% e, em Itália, menos 28%, indicam os números do Eurostat.


Lusa
  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.