sicnot

Perfil

Mundo

Rússia quer investigar se homem foi à Lua... por causa da FIFA

As relações Estados Unidos-Rússia estão cada vez mais tensas e parecem ter atingido um novo patamar. A Rússia quer investigar se o homem pisou mesmo a Lua. E tudo isto acontece por causa da investigação norte-americana à FIFA Confuso? 

Astronauta Edwin F. "Buzz" Aldrin durante a missão da Apolo 11 em julho de 1969. No reflexo do capacete pode ver-se Neil Armstrong a tirar a fotografia (NASA)

Astronauta Edwin F. "Buzz" Aldrin durante a missão da Apolo 11 em julho de 1969. No reflexo do capacete pode ver-se Neil Armstrong a tirar a fotografia (NASA)

Equipa da NASA no momento da chegada da Apollo 11 à Lua (NASA)

Equipa da NASA no momento da chegada da Apollo 11 à Lua (NASA)

Sombra de Neil Armstrong enquanto tira uma fotografia à superfície da lua em julho de 1969 (NASA)

Sombra de Neil Armstrong enquanto tira uma fotografia à superfície da lua em julho de 1969 (NASA)

Afinal onde param as imagens originais da viagem do homem à lua? E estão as rochas lunares que o Neil Armstrong e outros astronautas trouxeram para terra? E porque razão os Estados Unidos decidiram investigar a corrupção na FIFA e apontar baterias a Joseph Blatter?

Confuso? Moscovo não gostou que os Estados Unidos pusessem em causa o campeonato do mundo na Rússia em 2018, na sequência do escândalo de corrupção na FIFA. 

Decidiram, por isso, retaliar e atingir os EUA no coração. Querem uma investigação internacional à viagem do homem à Lua. Querem saber se  Neil Armstrong  e Buzz Aldrin pisaram mesmo terreno lunar.

"Não estamos a dizer que o a viagem não aconteceu e que os Estados Unidos fizeram um filme a simular a ida à lua mas todos as provas cientificas e culturais, que são legado do homem, desapareceram sem deixar rasto, e essa perda é de todos. Uma investigação irá revelar o que aconteceu", escreveu Vladimir Markin, porta-voz do gabinete do Comité de Investigação russo, no  Izvestia

Em 2009, segundo a Reuters, a  NASA admitiu ter apagado as gravações originais do primeiro homem a pisar a lua e outras 200.000 cassetes com outros momentos, com o objetivo de poupar dinheiro. Desde essa altura, a NASA recorreu a outras fontes como a CBS News para recuperar as imagens, que dizem, estão em melhor qualidade que as originais.

Quanto às rochas, no site da  NASA pode ler-se que se mantém no Johnson Space Center. São 380 quilos de rocha lunar recolhida, durante as várias  missões à lua.

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.