sicnot

Perfil

Mundo

Tailândia confirma primeiro caso de coronavírus de MERS

Um primeiro caso de coronavírus da Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) foi anunciado hoje na Tailândia, que se tornou o primeiro país da Ásia afetado além da Coreia do Sul.

Sakchai Lalit

"Os exames confirmam que se trata do coronavírus MERS", declarou o ministro da Saúde, Rajata Rajatanavi, numa conferência de imprensa.  

Originário do sultanato de Omã, o homem de 75 anos chegou a 15 de junho para ser tratado a um problema cardíaco num grande hospital do centro de Banguecoque. Os três membros da família que o acompanhavam estão igualmente em observação no hospital Bamrasnaradura de Banguecoque, especializado em doenças infecciosas.

O porta-voz do Governo Sunsern Kaewkamnerd assegurou que "o Ministério da Saúde seguiu os procedimentos de controlo da doença para evitar a epidemia" e pediu aos cidadãos para "evitar o pânico".

As autoridades tailandesas procuram os passageiros do voo no qual o homem chegou a Banguecoque e as pessoas que com ele contactaram na capital tailandesa.

A epidemia de coronavírus MERS já causou 23 mortos na Coreia do Sul. Um alemão que morreu a 06 de junho na Alemanha é até agora o primeiro caso mortal do ano ligado à doença na Europa.

O coronavírus MERS é um vírus menos contagioso que o da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS), que causou perto de 800 mortos em todo o mundo em 2003.

No entanto, não existe qualquer vacina ou tratamento para o vírus da MERS, que tem uma taxa de mortalidade de cerca de 35%, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.