sicnot

Perfil

Mundo

Primeira ronda de consultas de paz sobre o Iémen chegam ao fim sem perspetivas de fim do conflito

As consultas de paz sobre o conflito no Iémen que decorreram em Genebra, terminaram sem alcançar o fim das hostilidades, anunciou hoje o enviado especial das Nações Unidas para esse país, o mauritano Ismail Ould Sheikh Ahmed.

Hani Mohammed

"Creio que há acordo entre as duas partes quanto à importãncia de se obter uma trégua. Contudo, são necessárias mais consultas", disse o mediador, que falava em conferência de imprensa.

Desde a passada terça-feira que Genebra acolhe a primeira ronda de consultas de paz entre o Governo iemenita no exílio e os rebeldes xiitas 'huthis', que na sequência de uma ofensiva em setembro de 2014, controlam atualmente grande parte do país, incluindo a capital, Sanaa.

Ismail Ould Sheikh Ahmed disse ainda que vai viajar de imediato para Nova Iorque, para expor a situação ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e ao Conselho de Segurança, embora continue a manter à distância o diálogo com as partes em conflito para se chegar a uma trégua.

Os combates no Iémen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza desde 26 de março ataques contra posições rebeldes, causaram já 2.600 mortos, desde o fim de março, de acordo com dados da ONU.

Os ataques aéreos não travaram a progressão dos rebeldes que, além de Sanaa, controlam uma grande parte de Aden, segunda cidade do país, e grandes zonas de outras províncias.

A situação humanitária é catastrófica neste país da península arábica.

Lusa
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.