sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal dá razão à mãe proibida de amamentar por ter feito tatuagem

Uma jovem de 20 anos tinha sido proibida pela justiça australiana de amamentar, por ter feito uma tatuagem. O juiz, de primeira instância, considerou que isso poderia colocar em risco a saúde do bebé. Hoje o Tribunal de Assuntos de Família de Sydney, na Austrália,  reverteu a decisão por não existirem provas de que a tatuagem ponha em risco a saúde do menino de 11 meses.

© Stringer Spain / Reuters

Em maio, a jovem mãe, de 20 anos, tatuou um dedo e um pé sem dizer ao tatuador que estava a amamentar.

O ex-companheiro, e pai da criança, descobriu e retirou-lhe o bebé. Em tribunal, alegou que a mãe tem problemas psicológicos e com drogas.

O casal, com um passado marcado pelo consumo de estupefacientes, foi sujeito a testes que vieram a revelar-se negativos. 

O juiz entregou a guarda da criança à mãe mas proibiu-a de continuar a amamentar, A decisão foi tomada apesar do resultado negativo das análises ao VIH e hepatite. O juiz alegou que as provas clínicas não eram suficientes.

A Associação de Tatuadores Profissionais da Austrália lembra que "nunca se conheceu nenhum caso de transmissão de VIH através de uma tatuagem". 

A Associação Australiana de Lactância Materna diz que "esta decisão não é razoável". A presidente Rebecca Naylor lembra que as empresas de tatuagens estão devidamente regulamentadas no país e que o risco de uma infeção é muito baixo."
  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.