sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte boicota Universíadas no Sul

A Coreia do Norte vai boicotar as Universíadas, que se vão disputar na Coreia do Sul, em julho, devido à criação de um gabinete da ONU em Seul, para monitorizar o respeito pelos direitos humanos pelo governo de Pyongyang.

Arquivo Reuters

De acordo com os organizadores, os responsáveis da Coreia do Norte enviaram um correio eletrónico a anunciarem que não iriam participar no evento, em Gwangju, de 03 a 14 de julho.

"O 'email' da Coreia do Norte citava razões políticas, como a abertura de um gabinete da ONU em Seul esta semana", assim como outras tensões junto à fronteira, disse um responsável do evento à AFP.

O presidente da câmara de Gwangju e presidente do comité organizador, Yoon Jang-Hyun, lamentou esta decisão e pediu uma mudança de mentalidade ao governo de Pyongyang.

"Com uma mente aberta, vamos esperar até ao último minuto pela participação da Coreia do Norte", disse o responsável, à agência de notícias Yonhap.



  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.