sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte boicota Universíadas no Sul

A Coreia do Norte vai boicotar as Universíadas, que se vão disputar na Coreia do Sul, em julho, devido à criação de um gabinete da ONU em Seul, para monitorizar o respeito pelos direitos humanos pelo governo de Pyongyang.

Arquivo Reuters

De acordo com os organizadores, os responsáveis da Coreia do Norte enviaram um correio eletrónico a anunciarem que não iriam participar no evento, em Gwangju, de 03 a 14 de julho.

"O 'email' da Coreia do Norte citava razões políticas, como a abertura de um gabinete da ONU em Seul esta semana", assim como outras tensões junto à fronteira, disse um responsável do evento à AFP.

O presidente da câmara de Gwangju e presidente do comité organizador, Yoon Jang-Hyun, lamentou esta decisão e pediu uma mudança de mentalidade ao governo de Pyongyang.

"Com uma mente aberta, vamos esperar até ao último minuto pela participação da Coreia do Norte", disse o responsável, à agência de notícias Yonhap.



  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC