sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte boicota Universíadas no Sul

A Coreia do Norte vai boicotar as Universíadas, que se vão disputar na Coreia do Sul, em julho, devido à criação de um gabinete da ONU em Seul, para monitorizar o respeito pelos direitos humanos pelo governo de Pyongyang.

Arquivo Reuters

De acordo com os organizadores, os responsáveis da Coreia do Norte enviaram um correio eletrónico a anunciarem que não iriam participar no evento, em Gwangju, de 03 a 14 de julho.

"O 'email' da Coreia do Norte citava razões políticas, como a abertura de um gabinete da ONU em Seul esta semana", assim como outras tensões junto à fronteira, disse um responsável do evento à AFP.

O presidente da câmara de Gwangju e presidente do comité organizador, Yoon Jang-Hyun, lamentou esta decisão e pediu uma mudança de mentalidade ao governo de Pyongyang.

"Com uma mente aberta, vamos esperar até ao último minuto pela participação da Coreia do Norte", disse o responsável, à agência de notícias Yonhap.



  • Atrás das Câmaras em Mirandela
    2:36

    Atrás das Câmaras

    A SIC está a percorrer o pais para ouvir as historias dos municípios e dos eleitores. Até às autárquicas, o programa opinião pública dá lugar ao Atrás das Câmaras, que hoje está em Mirandela, no distrito de Bragança, como conta a repórter Catarina Lázaro.

    Hoje na SIC e SIC Notícias

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03
  • "Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo"
    0:39

    Orçamento do Estado 2018

    O deputado e economista do PS Paulo Trigo Pereira defende que o desagravamento fiscal que o Governo quer pôr em marcha é "moderado". Em entrevista ao Público e à Renascença, o socialista diz que é preciso realismo e que é uma "alquimia" mexer ao mesmo tempo nas carreiras, pensões e rendimentos dos trabalhadores.

  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15