sicnot

Perfil

Mundo

Fatias de pão vão ser mais pequenas devido ao aquecimento global

O pão que é produzido com trigo que crescerá com as condições climáticas que se prevêem para 2050 será muito mais pequeno dados os níveis mais baixos de proteína no grão.

© Bernadett Szabo / Reuters

Os níveis de dióxido de carbono que o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas prevê que existam em 2050 terão efeito nos grãos de trigo logo, nos pães fabricados com este cereal. Uma fatia de pão em 2050 será mais pequena, irregular e encarquilhada, afirmam cientistas australianos.

A equipa liderada por Glenn Fitzgerald determinou que o valor de proteína no grão de trigo vai diminuir entre 2% a 14% ao ritmo a que os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar. 

"À medida que aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, reduz os níveis de nitrogénio nas plantas, o que reduz a proteína no grão. Esta proteína no grão afeta as proteínas na farinha e leva a alterações na elasticidade e firmeza da massa", explica ao The Telegraph o investigador.

Os cientistas examinam agora a possibilidade de produzir variedades de trigo que não sofram com as alterações climáticas e não reduzam os níveis de proteína nos grãos.
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.