sicnot

Perfil

Mundo

Fatias de pão vão ser mais pequenas devido ao aquecimento global

O pão que é produzido com trigo que crescerá com as condições climáticas que se prevêem para 2050 será muito mais pequeno dados os níveis mais baixos de proteína no grão.

© Bernadett Szabo / Reuters

Os níveis de dióxido de carbono que o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas prevê que existam em 2050 terão efeito nos grãos de trigo logo, nos pães fabricados com este cereal. Uma fatia de pão em 2050 será mais pequena, irregular e encarquilhada, afirmam cientistas australianos.

A equipa liderada por Glenn Fitzgerald determinou que o valor de proteína no grão de trigo vai diminuir entre 2% a 14% ao ritmo a que os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar. 

"À medida que aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, reduz os níveis de nitrogénio nas plantas, o que reduz a proteína no grão. Esta proteína no grão afeta as proteínas na farinha e leva a alterações na elasticidade e firmeza da massa", explica ao The Telegraph o investigador.

Os cientistas examinam agora a possibilidade de produzir variedades de trigo que não sofram com as alterações climáticas e não reduzam os níveis de proteína nos grãos.
  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.