sicnot

Perfil

Mundo

Fatias de pão vão ser mais pequenas devido ao aquecimento global

O pão que é produzido com trigo que crescerá com as condições climáticas que se prevêem para 2050 será muito mais pequeno dados os níveis mais baixos de proteína no grão.

© Bernadett Szabo / Reuters

Os níveis de dióxido de carbono que o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas prevê que existam em 2050 terão efeito nos grãos de trigo logo, nos pães fabricados com este cereal. Uma fatia de pão em 2050 será mais pequena, irregular e encarquilhada, afirmam cientistas australianos.

A equipa liderada por Glenn Fitzgerald determinou que o valor de proteína no grão de trigo vai diminuir entre 2% a 14% ao ritmo a que os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar. 

"À medida que aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, reduz os níveis de nitrogénio nas plantas, o que reduz a proteína no grão. Esta proteína no grão afeta as proteínas na farinha e leva a alterações na elasticidade e firmeza da massa", explica ao The Telegraph o investigador.

Os cientistas examinam agora a possibilidade de produzir variedades de trigo que não sofram com as alterações climáticas e não reduzam os níveis de proteína nos grãos.
  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.