sicnot

Perfil

Mundo

Fatias de pão vão ser mais pequenas devido ao aquecimento global

O pão que é produzido com trigo que crescerá com as condições climáticas que se prevêem para 2050 será muito mais pequeno dados os níveis mais baixos de proteína no grão.

© Bernadett Szabo / Reuters

Os níveis de dióxido de carbono que o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas prevê que existam em 2050 terão efeito nos grãos de trigo logo, nos pães fabricados com este cereal. Uma fatia de pão em 2050 será mais pequena, irregular e encarquilhada, afirmam cientistas australianos.

A equipa liderada por Glenn Fitzgerald determinou que o valor de proteína no grão de trigo vai diminuir entre 2% a 14% ao ritmo a que os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar. 

"À medida que aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, reduz os níveis de nitrogénio nas plantas, o que reduz a proteína no grão. Esta proteína no grão afeta as proteínas na farinha e leva a alterações na elasticidade e firmeza da massa", explica ao The Telegraph o investigador.

Os cientistas examinam agora a possibilidade de produzir variedades de trigo que não sofram com as alterações climáticas e não reduzam os níveis de proteína nos grãos.
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.