sicnot

Perfil

Mundo

Fatias de pão vão ser mais pequenas devido ao aquecimento global

O pão que é produzido com trigo que crescerá com as condições climáticas que se prevêem para 2050 será muito mais pequeno dados os níveis mais baixos de proteína no grão.

© Bernadett Szabo / Reuters

Os níveis de dióxido de carbono que o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas prevê que existam em 2050 terão efeito nos grãos de trigo logo, nos pães fabricados com este cereal. Uma fatia de pão em 2050 será mais pequena, irregular e encarquilhada, afirmam cientistas australianos.

A equipa liderada por Glenn Fitzgerald determinou que o valor de proteína no grão de trigo vai diminuir entre 2% a 14% ao ritmo a que os níveis de dióxido de carbono estão a aumentar. 

"À medida que aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, reduz os níveis de nitrogénio nas plantas, o que reduz a proteína no grão. Esta proteína no grão afeta as proteínas na farinha e leva a alterações na elasticidade e firmeza da massa", explica ao The Telegraph o investigador.

Os cientistas examinam agora a possibilidade de produzir variedades de trigo que não sofram com as alterações climáticas e não reduzam os níveis de proteína nos grãos.
  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.