sicnot

Perfil

Mundo

Aeroportos na Nova Zelândia retomam normalidade após falha nos radares

Os aeroportos da Nova Zelândia retomaram hoje as operações, horas depois de uma falha nos sistemas de radares ter deixado em terra cerca de 200 aviões no país oceânico. 

© TIM WIMBORNE / Reuters

A informação foi divulgada pela Airways New Zeland, que controla o espaço aéreo da Nova Zelândia, na sua conta de Twitter, informa a agência Efe. 

As causas da falha nos radares continuavam por apurar, disse o ministro do Transporte, Simon Bridges, depois de falar do assunto com a Autoridade de Aviação Civil e com a Airways New Zealand.

"Garantiram-me que não comprometeu a segurança dos passageiros dos aviões e continuo a receber dados atualizados sobre a situação", acrescentou o ministro em declarações citadas pela televisão neozelandesa TVNZ.

Ao início da tarde (hora local), a Airways Nova Zelândia informou através das redes sociais que tinha sido detetado um problema nos sistemas de radar em todo o país e que os especialistas estavam a trabalhar para corrigi-lo.

Os aviões que estavam naquela altura a voar aterraram em segurança, mas as saídas de cerca de 200 aparelhos foram atrasadas, de acordo com a Rádio Nova Zelândia.

Alguns milhares de pessoas foram afetadas por atrasos e ainda esperam nos aeroportos para retomar os seus voos, numa altura em que a prioridade está a ser dada às rotas internacionais, informou a estação citada pela EFE.


Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.