sicnot

Perfil

Mundo

ONU condena ataque ao parlamento afegão

O Conselho de Segurança da ONU condenou na segunda-feira o ataque levado a cabo por rebeldes contra o parlamento afegão em Cabul, denunciando uma "flagrante falta de respeito pela democracia". 

© Stringer Afghanistan / Reuter

Numa declaração adotada por consenso na noite de segunda-feira, os 15 países-membros "condenaram veementemente este ataque terrorista" que causou dois mortos. 

Eles denunciaram "a flagrante falta de respeito pela democracia e a legalidade que representa um ataque contra os representantes eleitos do povo afegão". 

Os 15 membros do Conselho de Segurança reafirmaram que "nenhum ato de violência ou de terrorismo pode desviar o Afeganistão do seu caminho em direção à paz, democracia e estabilidade". 

O ataque ocorreu pelas 10:30 locais (07:00 em Lisboa) de segunda-feira e terminou duas horas mais tarde com a morte dos sete atacantes, segundo Najib Danish, porta-voz adjunto do Ministério do Interior.

Todos os deputados, incluindo os que estavam na sessão parlamentar no momento do ataque, estão a salvo, informou o chefe da polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi.



Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..