sicnot

Perfil

Mundo

ONU condena ataque ao parlamento afegão

O Conselho de Segurança da ONU condenou na segunda-feira o ataque levado a cabo por rebeldes contra o parlamento afegão em Cabul, denunciando uma "flagrante falta de respeito pela democracia". 

© Stringer Afghanistan / Reuter

Numa declaração adotada por consenso na noite de segunda-feira, os 15 países-membros "condenaram veementemente este ataque terrorista" que causou dois mortos. 

Eles denunciaram "a flagrante falta de respeito pela democracia e a legalidade que representa um ataque contra os representantes eleitos do povo afegão". 

Os 15 membros do Conselho de Segurança reafirmaram que "nenhum ato de violência ou de terrorismo pode desviar o Afeganistão do seu caminho em direção à paz, democracia e estabilidade". 

O ataque ocorreu pelas 10:30 locais (07:00 em Lisboa) de segunda-feira e terminou duas horas mais tarde com a morte dos sete atacantes, segundo Najib Danish, porta-voz adjunto do Ministério do Interior.

Todos os deputados, incluindo os que estavam na sessão parlamentar no momento do ataque, estão a salvo, informou o chefe da polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi.



Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.