sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 10 mortos em ataque num mercado na Nigéria

Pelo menos 10 pessoas morreram hoje num mercado na Nigéria, quando uma rapariga, com cerca de 12 anos, detonou explosivos que transportava, disseram testemunhas citadas pela agência noticiosa AFP.

A explosão ocorreu cerca das 11:00 (mesma hora em Lisboa) no mercado semanal de Wagir, no distrito de Gujba, no sul do Estado de Yobe.

"Foi um ataque suicida feito por uma rapariga com cerca de 12 anos", disse Hussaini Aisami, referindo também que cerca de 30 pessoas ficaram feridas e acrescentando: "Ela entrou no mercado e foi direta para a secção dos cereais e detonou os explosivos no meio dos comerciantes e clientes".

O ataque de hoje tem todas as características dos atentados perpetrados pelo grupo extremista Boko Haram, que usam jovens mulheres e meninas como bombas humanas para atacarem alvos civis, nomeadamente em mercados.

Na segunda-feira, uma jovem com cerca de 17 anos matou pelo menos 20 pessoas numa estação de autocarros junto a um mercado de peixe.

Peritos de segurança que têm estudado o fenómeno têm sugerido que os explosivos transportados pelas jovens mulheres e meninas são detonados por controlo remoto.

Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.