sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 10 mortos em ataque num mercado na Nigéria

Pelo menos 10 pessoas morreram hoje num mercado na Nigéria, quando uma rapariga, com cerca de 12 anos, detonou explosivos que transportava, disseram testemunhas citadas pela agência noticiosa AFP.

A explosão ocorreu cerca das 11:00 (mesma hora em Lisboa) no mercado semanal de Wagir, no distrito de Gujba, no sul do Estado de Yobe.

"Foi um ataque suicida feito por uma rapariga com cerca de 12 anos", disse Hussaini Aisami, referindo também que cerca de 30 pessoas ficaram feridas e acrescentando: "Ela entrou no mercado e foi direta para a secção dos cereais e detonou os explosivos no meio dos comerciantes e clientes".

O ataque de hoje tem todas as características dos atentados perpetrados pelo grupo extremista Boko Haram, que usam jovens mulheres e meninas como bombas humanas para atacarem alvos civis, nomeadamente em mercados.

Na segunda-feira, uma jovem com cerca de 17 anos matou pelo menos 20 pessoas numa estação de autocarros junto a um mercado de peixe.

Peritos de segurança que têm estudado o fenómeno têm sugerido que os explosivos transportados pelas jovens mulheres e meninas são detonados por controlo remoto.

Lusa
  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.