sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 10 mortos em ataque num mercado na Nigéria

Pelo menos 10 pessoas morreram hoje num mercado na Nigéria, quando uma rapariga, com cerca de 12 anos, detonou explosivos que transportava, disseram testemunhas citadas pela agência noticiosa AFP.

A explosão ocorreu cerca das 11:00 (mesma hora em Lisboa) no mercado semanal de Wagir, no distrito de Gujba, no sul do Estado de Yobe.

"Foi um ataque suicida feito por uma rapariga com cerca de 12 anos", disse Hussaini Aisami, referindo também que cerca de 30 pessoas ficaram feridas e acrescentando: "Ela entrou no mercado e foi direta para a secção dos cereais e detonou os explosivos no meio dos comerciantes e clientes".

O ataque de hoje tem todas as características dos atentados perpetrados pelo grupo extremista Boko Haram, que usam jovens mulheres e meninas como bombas humanas para atacarem alvos civis, nomeadamente em mercados.

Na segunda-feira, uma jovem com cerca de 17 anos matou pelo menos 20 pessoas numa estação de autocarros junto a um mercado de peixe.

Peritos de segurança que têm estudado o fenómeno têm sugerido que os explosivos transportados pelas jovens mulheres e meninas são detonados por controlo remoto.

Lusa