sicnot

Perfil

Mundo

Ultrapassar este camião será mais fácil

Quem conduz sabe o quanto pode ser perigoso e difícil ultrapassar um camião, principalmente, quando só há uma faixa para cada sentido. Mas os dias de "pisca para a esquerda-acelera-trava-apanha um susto-volta ao lugar-repete" poderão vir a terminar com este protótipo da Samsung.

Samsung Tomorrow

Samsung Tomorrow

A Samsung desenvolveu o Camião Seguro, uma ideia simples que pretende resolver um problema dos grandes. O projeto surge em resposta ao elevado número de acidentes rodoviários na Argentina.

A ideia passa por uma câmara colocada à frente do camião, ligada a um ecrã gigante situado na parte de trás do veículo. Ou seja, um condutor atrás do camião pode assim ver o que está a acontecer adiante, mesmo à noite. 

A Samsung diz que a invenção vai permitir aos condutores terem uma melhor visão quando se pensa em ultrapassagens, mas que também pode reduzir o risco de acidentes causados ​​por animais ou peões que atravessam a estrada subitamente.

 

O sistema, em que a empresa deposita muita confiança, tem ainda de entrar em produção plena.

A ideia da Samsung é começar a trabalhar com ONGs e com o governo argentino para uma condução mais segura  e, quem sabe, o Camião Seguro se torne visita regular nas estradas do país.
  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.