sicnot

Perfil

Mundo

Enquanto dormias comprei um livro para adultos

Na Alemanha, uma nova lei vem limitar a compra de e-books com temáticas para adultos apenas entre as 22:00 e 06:00 de forma a proteger as crianças de conteúdos mais ousados.

© Petar Kujundzic / Reuters

Aconteceu depois de um e-book de cariz sexual intitulado Schlauchgeluste [traduzido à letra seria qualquer coisa como "Desejo por meias de ligas"] ser de obtenção muito fácil para as crianças.

A ideia é controlar os títulos que colocam "jovens em perigo" segundo a lei alemã, isolá-los numa secção específica e torná-los invisíveis através de um software de filtragem.

Mas Jessica Sanger,da Associação de Editores e Livreiros Alemães, defende que: "um bloqueio de tempo não parece fazer muito sentido porque as crianças podem encontrar maneiras de contornar isso. Um sistema que exige a prova da idade é mais difícil de contornar e é a forma como vemos as coisas a acontecer."

As livrarias podem enfrentar multas de 50.000 euros, se não cumprirem as regras.
  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela.