sicnot

Perfil

Mundo

Enquanto dormias comprei um livro para adultos

Na Alemanha, uma nova lei vem limitar a compra de e-books com temáticas para adultos apenas entre as 22:00 e 06:00 de forma a proteger as crianças de conteúdos mais ousados.

© Petar Kujundzic / Reuters

Aconteceu depois de um e-book de cariz sexual intitulado Schlauchgeluste [traduzido à letra seria qualquer coisa como "Desejo por meias de ligas"] ser de obtenção muito fácil para as crianças.

A ideia é controlar os títulos que colocam "jovens em perigo" segundo a lei alemã, isolá-los numa secção específica e torná-los invisíveis através de um software de filtragem.

Mas Jessica Sanger,da Associação de Editores e Livreiros Alemães, defende que: "um bloqueio de tempo não parece fazer muito sentido porque as crianças podem encontrar maneiras de contornar isso. Um sistema que exige a prova da idade é mais difícil de contornar e é a forma como vemos as coisas a acontecer."

As livrarias podem enfrentar multas de 50.000 euros, se não cumprirem as regras.
  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".