sicnot

Perfil

Mundo

Inocente libertado em Nova Iorque ao fim de 25 anos recebe indemnização

As autoridades estaduais de Nova Iorque concordaram hoje pagar 6,25 milhões de dólares (5,6 milhões de euros) como compensação a um homem inocente que esteve preso 25 anos, acusado por um homicídio que não fez. 

Bebeto Matthews

Jonathan Fleming, de 53 anos, foi libertado em abril de 2014, depois de a sua condenação ter sido anulada pelo procurador do distrito de Brooklyn.

Ele tinha sido considerado culpado em agosto de 1989 de ter alvejado um traficante de droga, apesar de estar com a família em Orlando, no Estado da Florida, na altura do assassínio. 

"O senhor Fleming passou quase metade da sua vida atrás das grades por um crime que as provas disponíveis na altura demonstravam que não podia ter feito", disse um dirigente da agência de controlo financeiro da cidade, Scott Stringer. 

"Não podemos devolver-lhe o tempo que passou atrás das grades, mas a cidade de Nova Iorque pode oferecer a Jonathan Fleming esta compensação pela injustiça que foi feita contra si", acrescentou. 

Fleming foi para o hospital ver a sua mãe moribunda depois de assinar o acordo, disseram os seus advogados, Paul Callan e Martin Edelman.

"O rápido acordo vai permitir a Jonathan e à sua família construir uma nova vida sem a perspetiva de uma dolorosa e cara litigância", congratularam-se. 

Fleming tem um recibo de hotel datado de 14 de agosto de 1989 e marcado às 09:27 da noite, quatro horas de Darryl Rush ser morto em Brooklyn, a cerca de 1.600 quilómetros de distância. 

A sentença de Fleming é uma de entre dezenas que estão a ser reapreciadas por uma equipa especial, em Brooklyn, chefiada por um professor de Direito, da Universidade de Harvard. 

Vários dos casos em reapreciação foram conduzidos pelo detetive Louis Scarcella, já reformado, que é suspeito de usar métodos ilegais para acusar suspeitos. 

Lusa
  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.