sicnot

Perfil

Mundo

Novo estudo sobre o benefício da cerveja para a saúde

Cientistas chineses descobriram uma forma de transformar o álcool das bebidas em algo benéfico para a saúde. A manipulação de um gene ajuda mesmo a proteger o fígado de várias doenças.

© Michael Dalder / Reuters

Em experiências com ratos de laboratórios, os cientistas conseguiram manipular um gene, que tanto os seres humanos como os roedores têm no fígado, de forma a que tivesse capacidade para transformar o álcool em glicogénio em vez de gordura.

A energia que se obtém das bebidas alcoólicas pode ser armazenada na forma de gordura ou de glicogénio - glícido que se forma no fígado. Só que esta gordura pode dar origem a doenças muito graves, inclusive cancro no fígado.

A equipa liderada por Chen Yan, do Instituto de Ciências da Nutrição da Academia Chinesa de Ciências em Xangai, descobriu que, fortalecendo o gene PPP1r3G nos ratos, a gordura no fígado era reduzida. Tal poderá ser feito um dia para os seres humanos simplesmente tomando um comprimido.

O cientista alerta no entanto que esta experiência ainda só foi feita com ratinhos de laboratório. De qualquer modo, talvez não tenha dificuldade em encontrar seres humanos dispostos a serem cobaias desta experiência.


  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32