sicnot

Perfil

Mundo

Novo estudo sobre o benefício da cerveja para a saúde

Cientistas chineses descobriram uma forma de transformar o álcool das bebidas em algo benéfico para a saúde. A manipulação de um gene ajuda mesmo a proteger o fígado de várias doenças.

© Michael Dalder / Reuters

Em experiências com ratos de laboratórios, os cientistas conseguiram manipular um gene, que tanto os seres humanos como os roedores têm no fígado, de forma a que tivesse capacidade para transformar o álcool em glicogénio em vez de gordura.

A energia que se obtém das bebidas alcoólicas pode ser armazenada na forma de gordura ou de glicogénio - glícido que se forma no fígado. Só que esta gordura pode dar origem a doenças muito graves, inclusive cancro no fígado.

A equipa liderada por Chen Yan, do Instituto de Ciências da Nutrição da Academia Chinesa de Ciências em Xangai, descobriu que, fortalecendo o gene PPP1r3G nos ratos, a gordura no fígado era reduzida. Tal poderá ser feito um dia para os seres humanos simplesmente tomando um comprimido.

O cientista alerta no entanto que esta experiência ainda só foi feita com ratinhos de laboratório. De qualquer modo, talvez não tenha dificuldade em encontrar seres humanos dispostos a serem cobaias desta experiência.


  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47