sicnot

Perfil

Mundo

Washington acusa Caracas de corrupção e de violações dos direitos humanos

Washington divulgou hoje um relatório sobre os direitos humanos, no qual destaca que Caracas é um exemplo emblemático da relação entre "corrupção", "violações dos direitos humanos" e "governos repressivos". 

© Jorge Lopez / Reuters

Segundo a imprensa venezuelana, o relatório sublinha que essa relação é vista pelo Departamento de Estado norte-americano como "uma das principais tendências globais" registadas "durante o último ano".

"Forças de segurança e grupos pró-governamentais violaram direitos humanos de manifestantes em várias cidades do país, entre fevereiro e maio de 2014", afirma o diário venezuelano El Universal, citando o documento.

Segundo o jornal, "o relatório regista denúncias sobre o uso da força para dissolver protestos, detenções arbitrárias e tortura" e acrescenta que o Governo venezuelano "usou o poder para levar líderes da oposição a julgamento".

Por outro lado a Unión Rádio explica que em 2014 o Governo do Presidente Nicolás Maduro "deteve e prendeu várias figuras da oposição, bloqueou meios de comunicação e intimidou jornalistas, mediante o uso de ameaças, multas, toma de propriedades, regulações (leis) feitas à medida e investigações criminosas".

Entre os opositores detidos o Departamento de Estado dos EUA faz referência aos políticos Leopoldo López, Enzo Scarano e Daniel Ceballos, afirmando que "os seus julgamentos têm sido regularmente atrasados".






Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.