sicnot

Perfil

Mundo

Casamento homossexual legalizado em todos os estados dos EUA

O Supremo Tribunal norte-americano determinou hoje que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em todos os estados dos EUA. O Presidente Barack Obama já se congratulou com a decisão, afirmando que é um "grande passo rumo à igualdade".

© Joshua Roberts / Reuters

A mais alta instância jurisdicional norte-americana determinou que a Constituição garante direitos e protecção igual a todos os cidadãos logo, um Estado que celebre e reconheça o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. 

A decisão foi recebida com manifestações de júbilo por ativistas dos direitos dos homossexuais que se concentraram junto ao edifício do Supremo. 

A partir de agora, o matrimónio entre homossexuais é autorizado nos 50 estados do país. Ainda era proibido em 13 estados norte-americanos.


  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05
  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00