sicnot

Perfil

Mundo

Homem decapitado e dois feridos em ataque terrorista em França

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num ataque jihadista numa fábrica em Saint-Quentin-Fallavier, perto de Lyon, França. O corpo decapitado foi encontrado no local. O Presidente francês convocou de emergência o Conselho de Defesa para as 15h30 locais, 14h30 em Lisboa.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

De acordo com fontes citadas pela France Press, "os primeiros elementos da investigação indicam que um ou vários indivíduos, num veículo, entraram na fábrica. Houve uma explosão".

"Um corpo decapitado foi encontrado perto da fábrica, mas ainda não sabemos se o corpo foi transportado para aquele local ou não", explicou a mesma fonte. "Foi encontrada uma bandeira com inscrições em árabe".

A AFP avança que foi encontrada uma cabeça decapitada coberta de inscrições em árabe, presa no portão da fábrica onde ocorreu uma explosão.

Outra fonte afirma que uma pessoa entrou na fábrica com uma bandeira do Estado Islâmico e fez explodir vários cilindros de gás.

Um suspeito do ataque já foi detido, segundo fontes policiais.

O primeiro-ministro Manuel Valls deu ordem de "mobilização imediata" das forças de segurança para garantir "uma vigilância reforçada em todos os sítios sensíveis" da região de Lyon.


EM ATUALIZAÇÃO
  • Presidente francês fala em "ataque terrorista" em Lyon
    0:49

    Mundo

    O chefe de Estado francês interrompeu os trabalhos em Bruxelas para regressar ao Eliseu de urgência devido ao atentado em Lyon. François Hollande admite a existência de pelo menos um cúmplice e diz que não há dúvidas acerca da natureza terrorista do ataque.

  • Suspeito detido em Lyon estava referenciado por ligações ao Estado Islâmico
    1:02

    Mundo

    O suspeito detido pelas autoridades francesas após o ataque em Lyon não tem cadastro mas já estava referenciado plos serviços secretos por possíveis ligações ao chamado Estado Islâmico. O ministro do Interior francês confirma que foi aberta uma investigação antiterrorista mas avisa que é importante não serem tiradas conclusões precipitadas.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05