sicnot

Perfil

Mundo

Japonesa espancou marido até à morte após casamento de 51 anos e não fica presa

Uma japonesa de 71 anos, julgada na quinta-feira por ter espancado o marido até à morte após conhecer detalhes das traições cometidas por este, ficou livre de cumprir prisão efetiva, noticiou esta sexta-feira o jornal Asahi Shimbun.  

Os casos de abuso e violência sobre idosos, especialmente os que envolvem algum tipo de demência, veem demonstrando um rápido crescimento no país. (Arquivo)

Os casos de abuso e violência sobre idosos, especialmente os que envolvem algum tipo de demência, veem demonstrando um rápido crescimento no país. (Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

Durante o julgamento a mulher disse ter sofrido uma grande frustração porque nos últimos tempos de vida em comum, o marido, de 79 anos, contara-lhe pormenores das infidelidades que cometeu em 1979, com uma mulher mais nova.

"Isso era tudo o que eu não tinha necessidade de saber", disse a mulher, citada pelo jornal.

O elevado estado de tensão em que se encontrava, acrescentou, resultava também de ter tratado do marido, convalescente de uma cirurgia a um cancro no estômago, que exigia cuidados continuados. 

Casada desde os 20 anos, a mulher disse nunca ter cometido qualquer infidelidade embora soubesse das traições de longa data do marido, mas justificou nunca o ter confrontado para poupar os filhos a uma relação conflituosa.

A morte do marido ocorreu o ano passado, dias depois de a mulher lhe ter batido repetidamente na cabeça e no rosto.

Os juízes decidiram condenar a mulher a uma pena de três anos, suspensa por outros cinco, devido ao arrependimento demonstrado durante o julgamento, uma decisão vista como rara para um caso de homicídio no Japão.

Os casos de abuso e violência sobre idosos, especialmente os que envolvem algum tipo de demência, veem demonstrando um rápido crescimento no país.

De acordo com uma sondagem feita em 2013, pelo Ministério da Saúde japonês, 15.731 idosos, com 65 anos ou mais, sofreram abusos ou maus tratos cometidos por familiares.     
Lusa
  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.