sicnot

Perfil

Mundo

Novo balanço dá conta de 37 mortos e 36 feridos no ataque da Tunísia

Pelo menos 37 pessoas morreram e 36 ficaram feridas, na sua maioria turistas, quando um homem armado abriu fogo indiscriminadamente num resort hoteleiro na Tunísia, de acordo com um novo balanço do Ministério da Saúde tunisino. 

Hassene Dridi

"Há 37 mortos e 36 feridos. Alguns dos feridos estão em estado crítico", declarou um porta-voz do ministério, Chokri Nafti, atualizando o anterior balanço, que era de 28 mortos, incluindo o atirador (abatido pela polícia). 

Nafti escusou-se a especificar as nacionalidades das vítimas, mas anteriormente o porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Ali Aroui, falou em vários turistas estrangeiros.

Entretanto, a administração do grupo que detém do hotel onde ocorreu o ataque, o Riu Imperial Marhaba Hotel, salientou que a maioria dos seus 565 hóspedes provém do Reino Unido e de países da Europa Central.

"A maioria dos hóspedes é do Reino Unido e de outros países do Centro da Europa. No entanto, não nos é possível de momento confirmar as nacionalidades nem outros pormenores sobre as vítimas", indicou em comunicado o grupo espanhol RIU.

"As autoridades tunisinas continuam a trabalhar na área e os hóspedes estão a ser atendidos. A informação sobre o ataque no Riu Imperial Marhaba Hotel é ainda muito limitada", acrescentou o grupo na mesma nota.

Quando o ataque aconteceu, salientou o grupo RIU, "a taxa de ocupação do hotel era de 77%, com 565 hóspedes".

O grupo espanhol RIU detém e gere 10 hotéis na Tunísia, incluindo o Marhaba na localidade de Sousse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Charles Flanagan, confirmou hoje que uma mulher irlandesa morreu no ataque.

Lusa
  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.