sicnot

Perfil

Mundo

Preservativo muda de cor se detetar doenças

Verde é para a clamídia, amarelo para o herpes, roxo para as bactérias que provocam verrugas genitais e azul para a sífilis. A ideia partiu da cabeça de três adolescentes com 13 e 14 anos. Muaz Nawaz, Daanyaal Ali e Chirag Shah inventaram um preservativo que brilha quando detecta doenças sexualmente transmissíveis. 

Os criadores, à direita: Muaz Nawaz 13 anos, Daanyaal Ali 14 anos, Chirag Shah- 14-anos

Os criadores, à direita: Muaz Nawaz 13 anos, Daanyaal Ali 14 anos, Chirag Shah- 14-anos

Os criadores deram-lhe o nome de S.T. EYE.  É composto por uma camada molecular que brilha quando entra em contacto com uma bactéria ou um vírus associados às doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

Verde é para a clamídia, amarelo para o herpes, roxo para as bactérias que provocam verrugas genitais e azul para a sífilis. 

Por enquanto, ainda são "apenas um conceito". Não estão por isso à venda.

Os inventores estudam na Isaac Newton Academy, em Londres.

A ideia valeu-lhes o TeenTech Awards, um prémio em dinheiro, que tem como objetivo incentivar os adolescentes para as áreas da ciência e tecnologia. 

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.