sicnot

Perfil

Mundo

Preservativo muda de cor se detetar doenças

Verde é para a clamídia, amarelo para o herpes, roxo para as bactérias que provocam verrugas genitais e azul para a sífilis. A ideia partiu da cabeça de três adolescentes com 13 e 14 anos. Muaz Nawaz, Daanyaal Ali e Chirag Shah inventaram um preservativo que brilha quando detecta doenças sexualmente transmissíveis. 

Os criadores, à direita: Muaz Nawaz 13 anos, Daanyaal Ali 14 anos, Chirag Shah- 14-anos

Os criadores, à direita: Muaz Nawaz 13 anos, Daanyaal Ali 14 anos, Chirag Shah- 14-anos

Os criadores deram-lhe o nome de S.T. EYE.  É composto por uma camada molecular que brilha quando entra em contacto com uma bactéria ou um vírus associados às doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

Verde é para a clamídia, amarelo para o herpes, roxo para as bactérias que provocam verrugas genitais e azul para a sífilis. 

Por enquanto, ainda são "apenas um conceito". Não estão por isso à venda.

Os inventores estudam na Isaac Newton Academy, em Londres.

A ideia valeu-lhes o TeenTech Awards, um prémio em dinheiro, que tem como objetivo incentivar os adolescentes para as áreas da ciência e tecnologia. 

  • Taxa de desemprego abaixo dos 10%

    Economia

    A taxa de desemprego em fevereiro ficou afinal nos 9,9%. O Instituto Nacional de Estatística reviu o indicador em baixa de 0,1 pontos percentuais, esta sexta-feira. É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.

  • Incêndio dominado em Gondomar
    4:25

    País

    Está dominado o incêndio que esta manhã obrigou à evacuação da Escola Secundária de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar. A repórter Susana Bastos esteve no local.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55
  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    Luís Montenegro garante que nunca será candidato à presidência do PSD contra o Passos Coelho. Convidado da Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, o líder da bancada dos sociais-democratas acha mesmo que é um exagero dizer-se que Pedro Passos Coelho está politicamente morto.