sicnot

Perfil

Mundo

Preservativo muda de cor se detetar doenças

Verde é para a clamídia, amarelo para o herpes, roxo para as bactérias que provocam verrugas genitais e azul para a sífilis. A ideia partiu da cabeça de três adolescentes com 13 e 14 anos. Muaz Nawaz, Daanyaal Ali e Chirag Shah inventaram um preservativo que brilha quando detecta doenças sexualmente transmissíveis. 

Os criadores, à direita: Muaz Nawaz 13 anos, Daanyaal Ali 14 anos, Chirag Shah- 14-anos

Os criadores, à direita: Muaz Nawaz 13 anos, Daanyaal Ali 14 anos, Chirag Shah- 14-anos

Os criadores deram-lhe o nome de S.T. EYE.  É composto por uma camada molecular que brilha quando entra em contacto com uma bactéria ou um vírus associados às doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

Verde é para a clamídia, amarelo para o herpes, roxo para as bactérias que provocam verrugas genitais e azul para a sífilis. 

Por enquanto, ainda são "apenas um conceito". Não estão por isso à venda.

Os inventores estudam na Isaac Newton Academy, em Londres.

A ideia valeu-lhes o TeenTech Awards, um prémio em dinheiro, que tem como objetivo incentivar os adolescentes para as áreas da ciência e tecnologia. 

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.