sicnot

Perfil

Mundo

Refugiados vão ser repartidos entre 28 países da UE

Os chefes de Estado e de Governo dos 28 da União Europeia acordaram em repartir entre si 40 mil refugiados da Síria e Eritreia nos próximos dois anos mas com base em quotas voluntárias. 

© Laszlo Balogh / Reuters

A discussão entre os líderes foi tensa e terminou já de madrugada. A questão das quotas foi o principal motivo da discórdia. 

A Comissão Europeia queria que o acolhimento fosse feito numa base vinculativa e não voluntária, o que acabou por não acontecer. 

A Grécia foi também um dos pontos da agenda. A chanceler alemã e o presidente francês consideram que a reunião de sábado entre os ministros da zona euro é decisiva. 

Durante Conselho Europeu, Alexis Tsipras terá invocado os números do desemprego para dizer que o jogo ainda não acabou. Atenas não pode aceitar o acordo que está em cima da mesa, garante uma fonte grega. 
  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim