sicnot

Perfil

Mundo

Turquia vai construir muro na fronteira com a Síria

A Turquia já consignou 20 milhões de liras (6,7 milhões de euros) para construir um muro ao longo da sua fronteira com a Síria, informou hoje o diário turco Milliyet, citando fontes do Ministério do Interior.

Soldados turcos guardam a fronteira Mursitpinar em Suruc na província Sanliurfa enquanto ao longe se vê fumo da cidade síria de Kobani.

Soldados turcos guardam a fronteira Mursitpinar em Suruc na província Sanliurfa enquanto ao longe se vê fumo da cidade síria de Kobani.

© Murad Sezer / Reuters

O ministério enviou cinco milhões de liras (1,7 milhões de euros) a cada um dos governadores de quatro províncias fronteiriças, Hatay, Kilis, Gaziantep e Sanliurfa, para construir uma "faixa de segurança", adianta o jornal.

O muro, de blocos de cimento com uma altura média de 3,5 metros, visa impedir que terroristas vindos da Síria entrem na Turquia, segundo o Milliyet. 

A fronteira turco-síria tem 911 quilómetros e as quatro províncias referidas cobrem cerca de 70% da fronteira, que passa ainda nas províncias orientais de Mardin e Sirnak.

Na fronteira das quatro províncias ocidentais registam-se com frequência combates entre diversas fações sírias, sobretudo entre os 'jihadistas' do grupo autodenominado Estado Islâmico e as milícias curdas, o que causou um significativo fluxo de refugiados para a Turquia, que já alberga 1,7 milhões de sírios.

A parte nordeste da Síria, fronteiriça a Mardin e a Sirnak, está desde o início da guerra civil síria, em 2011, sob controlo de milícias curdas e não tem registado combates próximos da fronteira turca.



Lusa
  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01