sicnot

Perfil

Mundo

Avião "Solar Impulse 2" deixa Japão com destino ao Havai

O avião movido a energia solar "Solar impulse 2" passou hoje o "ponto de não retorno" ao deixar o Japão com destino ao Havai, a etapa mais ambiciosa da viagem que realiza à volta do mundo.

© KYODO Kyodo / Reuters

O piloto suíço André Borschberg, de 62 anos, deixou a cidade japonesa de Nagoya cerca das 03:00 (19:00 de domingo em Lisboa), cinco dias depois das condições meteorológicas terem forçado os organizadores a cancelar a anterior tentativa.

"Não há volta a dar! Isto é um bilhete de ida para o Havai", refere um 'tweet' publicado na conta da rede social do "Solar Impulse", em que se sublinha que "André Borschberg passou o ponto de não retorno e deve agora fazer a viagem de cinco dias e cinco noites até ao fim".

O avião descolou no início de março de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma primeira volta ao mundo sem combustível, a fim de promover as fontes de energia limpa. 

Trata-se do culminar de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que conceberam a ideia de voar com recurso à energia solar, a qual foi inicialmente ridicularizada pela indústria aeronáutica.

Batizada de SI2 ('Solar Impulse 2'), a aeronave é alimentada por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380, mas como é concebida em fibra de carbono, pesa apenas 2,5 toneladas, menos de 1% do peso daquele avião.

Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.