sicnot

Perfil

Mundo

Avião "Solar Impulse 2" deixa Japão com destino ao Havai

O avião movido a energia solar "Solar impulse 2" passou hoje o "ponto de não retorno" ao deixar o Japão com destino ao Havai, a etapa mais ambiciosa da viagem que realiza à volta do mundo.

© KYODO Kyodo / Reuters

O piloto suíço André Borschberg, de 62 anos, deixou a cidade japonesa de Nagoya cerca das 03:00 (19:00 de domingo em Lisboa), cinco dias depois das condições meteorológicas terem forçado os organizadores a cancelar a anterior tentativa.

"Não há volta a dar! Isto é um bilhete de ida para o Havai", refere um 'tweet' publicado na conta da rede social do "Solar Impulse", em que se sublinha que "André Borschberg passou o ponto de não retorno e deve agora fazer a viagem de cinco dias e cinco noites até ao fim".

O avião descolou no início de março de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma primeira volta ao mundo sem combustível, a fim de promover as fontes de energia limpa. 

Trata-se do culminar de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que conceberam a ideia de voar com recurso à energia solar, a qual foi inicialmente ridicularizada pela indústria aeronáutica.

Batizada de SI2 ('Solar Impulse 2'), a aeronave é alimentada por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380, mas como é concebida em fibra de carbono, pesa apenas 2,5 toneladas, menos de 1% do peso daquele avião.

Lusa
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57