sicnot

Perfil

Mundo

Cinco detidos em confrontos violentos em Hong Kong

A polícia deteve cinco pessoas e usou gás pimenta para dispersar confrontos violentos em Hong Kong, na noite de domingo, quando um grupo de locais protestou contra outro que cantava em mandarim.

© Tyrone Siu / Reuters

Quatro homens e uma mulher, com idades entre os 23 e os 55, foram detidos e um agente policial ficou ferido, de acordo com o jornal South China Morning Post.

Dezenas de manifestantes anti-China protestaram contra os músicos, que habitualmente se reúnem na zona de Sai Yeung Choi Street South e acusaram-nos de causar incómodo na zona.

À medida que a notícia do protesto se espalhou, grupos rivais patrióticos chegaram ao local, gerando rapidamente um confronto aceso, primeiro com troca de palavras e depois escalando para agressões.

A polícia recorreu a barricadas metálicas para tentar separar os dois grupos. A situação tornou-se particularmente violenta quando as autoridades tiraram um homem do local e o levaram para um veículo policial.

Os chamados 'localists' -- que o jornal descreve como um grupo radical marcado pelo sentimento anti-China e pelo desejo de resistir a qualquer influência de Pequim -- rodearam o carro e a polícia lançou, em resposta, gás pimenta, atingindo várias pessoas.

Os confrontos estenderam-se, mais tarde, para a Mong Kok Road, onde a polícia voltou a usar gás pimenta.


Lusa
  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.