sicnot

Perfil

Mundo

Cinco detidos em confrontos violentos em Hong Kong

A polícia deteve cinco pessoas e usou gás pimenta para dispersar confrontos violentos em Hong Kong, na noite de domingo, quando um grupo de locais protestou contra outro que cantava em mandarim.

© Tyrone Siu / Reuters

Quatro homens e uma mulher, com idades entre os 23 e os 55, foram detidos e um agente policial ficou ferido, de acordo com o jornal South China Morning Post.

Dezenas de manifestantes anti-China protestaram contra os músicos, que habitualmente se reúnem na zona de Sai Yeung Choi Street South e acusaram-nos de causar incómodo na zona.

À medida que a notícia do protesto se espalhou, grupos rivais patrióticos chegaram ao local, gerando rapidamente um confronto aceso, primeiro com troca de palavras e depois escalando para agressões.

A polícia recorreu a barricadas metálicas para tentar separar os dois grupos. A situação tornou-se particularmente violenta quando as autoridades tiraram um homem do local e o levaram para um veículo policial.

Os chamados 'localists' -- que o jornal descreve como um grupo radical marcado pelo sentimento anti-China e pelo desejo de resistir a qualquer influência de Pequim -- rodearam o carro e a polícia lançou, em resposta, gás pimenta, atingindo várias pessoas.

Os confrontos estenderam-se, mais tarde, para a Mong Kok Road, onde a polícia voltou a usar gás pimenta.


Lusa
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47