sicnot

Perfil

Mundo

Cinco suspeitos de ajudar terrorista apresentados perante a justiça no Kuwait

O Ministério do Interior do Koweit apresentou hoje perante a justiça cinco homens suspeitos de terem ajudado o terrorista saudita que perpetrou o atentado suicida contra uma mesquita xiita do país na sexta-feira, segundo fonte oficial. 

Os serviços de segurança do Kuwait realizaram um número indeterminado de detenções depois de um ataque suicida durante as orações semanais de sexta-feira na mesquita al-Imam al-Sadeqque, que fez 26 mortos e 227 feridos.

Os serviços de segurança do Kuwait realizaram um número indeterminado de detenções depois de um ataque suicida durante as orações semanais de sexta-feira na mesquita al-Imam al-Sadeqque, que fez 26 mortos e 227 feridos.

© Stringer . / Reuters

"Apresentámos perante o procurador-geral cinco suspeitos acusados de ter ajudado o 'kamikaze'", declarou à agência France Presse (AFP), sob anonimato, um responsável dos serviços de segurança. 

Os suspeitos são o condutor que transportou o terrorista até à mesquita, o proprietário do veículo e o seu irmão (ambos apátridas) e o proprietário da casa onde se escondeu o terrorista e o seu irmão, os dois cidadãos do Kuwait.

"Mais suspeitos serão posteriormente levados à justiça", acrescentou o responsável. 

Os serviços de segurança do Kuwait realizaram um número indeterminado de detenções depois de um ataque suicida durante as orações semanais de sexta-feira na mesquita al-Imam al-Sadeqque, que fez 26 mortos e 227 feridos. 

As autoridades do país "reexaminaram os planos e as medidas de segurança" depois do ataque, indicou o mesmo responsável, e a segurança foi reforçada em particular em redor de mesquitas.

O Ministério do Interior do Koweit identificou no domingo o bombista como sendo Fahd Souleiman Abdel Mohsen al-Qabaa, nascido na Arábia Saudita em 1992.

O terrorista entrou no país através do aeroporto do Kuwait na sexta-feira, no mesmo dia do ataque, depois de passar pelo Bahrein. 

Um vídeo divulgado hoje pelo grupo "Estado Islâmico" mostra o jovem antes do atentado, ameaçando outros ataques futuros do grupo contra a população xiita do Kuwait.

Citado pela AFP, o chefe da comissão parlamentar das finanças, Adnan Abdel Samad, informou que o parlamento aprovou o pedido do governo de um pacote orçamental de 400 milhões de dólares (358 milhões de euros) destinado a despesas ligadas à "situação que prevalece" após o atentado.
  • Atentado no Kuweit faz 25 mortos e mais de 200 feridos
    1:19

    Mundo

    Um ataque, provocado por um bombista suicida, atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na capital do Kuwait. Pelo menos 25 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas. O atentado foi reivindicado pelo auto-proclamado Estado Islâmico. As imagens podem ser consideradas violentas e impressionar as pessoas mais sensíveis.

  • Identificado bombista suicida no Kuwait e detido motorista

    Mundo

    As autoridades do Kuwait identificaram o bombista suicida que, na sexta-feira, matou 26 pessoas e feriu outras 227 numa mesquita na capital. De acordo com a investigação, o terrorista era um cidadão saudita que chegou ao país no próprio dia do ataque. A polícia deteve dois presumíveis cúmplices. 

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.