sicnot

Perfil

Mundo

Líder estudantil de Hong Kong Joshua Wong atacado na rua

O líder estudantil de Hong Kong Joshua Wong foi agredido esta madrugada, agarrado pelo pescoço e esmurrado no rosto, enquanto a sua namorada sofreu ferimentos leves ao tentar ajudá-lo, noticia o jornal South China Morning Post.

© Tyrone Siu / Reuters

O rosto de movimento Scholarism contou que foi atacado, quando estava com a sua namorada, numa passagem aérea em Tai Kok Tsui, pouco depois da meia-noite, quando se deslocava até à estação de metro, após o casal ter ido ao cinema.

"Um homem aproximou-se subitamente de mim. Agarrou o meu pescoço e deu um murro no meu olho esquerdo. Os meus óculos voaram", escreveu Wong no Facebook, onde publicou também uma foto que permite ver ferimentos na face, incluindo no nariz e na zona da sobrancelha.

Após o homem, que estava acompanhado por uma mulher, ter fugido, Wong e a namorada receberam assistência médica no Hospital Kwong Wah.

O ativista descreveu o ataque como "vergonhoso", enquanto o movimento Scholarism condenou o ato e afirmou ter ficado a dever-se às posições políticas de Wong. 

"O motivo do incidente pode ser por o atacante ter ideias políticas diferentes, recorrendo a meios violentos para intimidar membros do Scholarism", afirmou o grupo estudantil.

"O grupo insta o público a mostrar preocupação com este ataque e a pedir à polícia que o investigue. Não podemos prever se outros ataques semelhantes vão acontecer, esperamos que não", acrescentou.

Até agora as autoridades ainda não efetuaram qualquer detenção.

Joshua Wong é um estudante ativista que ficou conhecido pelo seu papel nos protestos pró-democracia que ocuparam a cidade por 79 dias no ano passado, e também nas manifestações contra o programa de educação patriótica.



Lusa
  • Fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas nos últimos 5 anos

    País

    Nos últimos 5 anos fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas, tendo esta madrugada ocorrido a primeira evasão de 2017, com três detidos em fuga do estabelecimento prisional de Caxias. Dados divulgados hoje pela Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais após a fuga de três reclusos presos preventivamente em Caxias, Concelho de Oeiras, indicam que no ano passado ocorreram cinco operações de fuga que envolveram seis reclusos e que em 2015 fugiram dois presos das cadeias portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.