sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro da Tunísia diz que autor de ataque se radicalizou na internet

O primeiro-ministro da Tunísia, Habibi Essid, disse esta segunda-feira que o autor do ataque de sexta-feira numa praia tunisina, em que morreram 38 pessoas, "se radicalizou sobretudo 'online'".

"Penso que ele se radicalizou sobretudo 'online'", disse Essid sobre Seifeddin Rezqui, estudante universitário, morto pela polícia durante o ataque. (Arquivo)

"Penso que ele se radicalizou sobretudo 'online'", disse Essid sobre Seifeddin Rezqui, estudante universitário, morto pela polícia durante o ataque. (Arquivo)

© Zoubeir Souissi / Reuters

Em excertos de uma entrevista à CNN divulgados hoje na página da cadeia norte-americana de televisão, Essid disse que o jovem de 23 anos tido como responsável pelo pior ataque 'jihadista' na Tunísia também pode ter recebido treino numa mesquita.

"Penso que ele se radicalizou sobretudo 'online'", disse Essid sobre Seifeddin Rezqui, estudante universitário, morto pela polícia durante o ataque.

O ataque foi rapidamente reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, que se tem destacado pela forte presença na internet e pelas sofisticadas técnicas de recrutamento nas redes sociais.

Questionado sobre se o atacante se teria radicalizado na universidade, Essid afirmou "não haver informações de momento" nesse sentido. "Mas há informação de que ele pertencia a uma organização e de que era muito, muito próximo de uma mesquita", acrescentou.

O primeiro-ministro disse por outro lado não estar determinado se Rezqui viajou para a vizinha Líbia, dominada por milícias islamitas, explicando que a circulação entre os dois países "pode ser feita de várias maneiras irregulares".
Lusa
  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.