sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro da Tunísia diz que autor de ataque se radicalizou na internet

O primeiro-ministro da Tunísia, Habibi Essid, disse esta segunda-feira que o autor do ataque de sexta-feira numa praia tunisina, em que morreram 38 pessoas, "se radicalizou sobretudo 'online'".

"Penso que ele se radicalizou sobretudo 'online'", disse Essid sobre Seifeddin Rezqui, estudante universitário, morto pela polícia durante o ataque. (Arquivo)

"Penso que ele se radicalizou sobretudo 'online'", disse Essid sobre Seifeddin Rezqui, estudante universitário, morto pela polícia durante o ataque. (Arquivo)

© Zoubeir Souissi / Reuters

Em excertos de uma entrevista à CNN divulgados hoje na página da cadeia norte-americana de televisão, Essid disse que o jovem de 23 anos tido como responsável pelo pior ataque 'jihadista' na Tunísia também pode ter recebido treino numa mesquita.

"Penso que ele se radicalizou sobretudo 'online'", disse Essid sobre Seifeddin Rezqui, estudante universitário, morto pela polícia durante o ataque.

O ataque foi rapidamente reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, que se tem destacado pela forte presença na internet e pelas sofisticadas técnicas de recrutamento nas redes sociais.

Questionado sobre se o atacante se teria radicalizado na universidade, Essid afirmou "não haver informações de momento" nesse sentido. "Mas há informação de que ele pertencia a uma organização e de que era muito, muito próximo de uma mesquita", acrescentou.

O primeiro-ministro disse por outro lado não estar determinado se Rezqui viajou para a vizinha Líbia, dominada por milícias islamitas, explicando que a circulação entre os dois países "pode ser feita de várias maneiras irregulares".
Lusa
  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17