sicnot

Perfil

Mundo

Astronauta russo bate recorde de tempo passado no espaço

O astronauta russo Guennadi Padalka, coordenador da Estação Espacial Internacional (EEI) é desde segunda-feira o novo recordista de tempo passado no espaço, divulgou hoje a agência espacial russa, Roskosmos.  

Dmitry Lovetsky

Guennadi Padalka, de 57 anos de idade, completou na segunda feira-feira 803 dias passados no espaço, na sequência da sua quinta missão espacial. 

O coordenador da ISS conquistou o recorde detido por outro astronauta russo, Serguei Krikalev, que ficou conhecido como "o último cidadão da URSS" devido a ter regressado à Terra em dezembro de 1991, após o fim da União Soviética, refere a AFP citando a imprensa local.

Na data prevista parao seu regresso à Terra, a 11 de setembro próximo, o novo recordista terá completado um total de 877 dias passados no espaço.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.