sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre grupos rivais no Paquistão causam 26 mortos

Pelo menos 26 pessoas morreram durante um confronto entre dois grupos separatistas rivais na província do Baluchistão, oeste do Paquistão, informou hoje uma fonte policial. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Naseer Ahmed / Reuters

Os confrontos entre o Exército de Libertação Baluchi e o Exército Unido Baluchi ocorreram na segunda-feira à noite na fronteira que limita os distritos de Dera Bugti e Kohlu, adiantou um oficial da polícia regional, Saadullah Khan Khetran. 

O Baluchistão é uma província fronteiriça com o Afeganistão e com o Irão, a mais extensa e menos povoada do Paquistão, e é uma zona habitual de ataques de grupos, milícias islamitas e redes mafiosas que operam em todo o país. 

Estas milícias recorrem a atentados contra instituições públicas, forças de segurança e pontos de interesse económico num província com importantes recursos mineiros, assim como assassinatos seletivos de trabalhadores de etnias distintas.

Lusa

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.