sicnot

Perfil

Mundo

Dilma Rousseff considera viagem ao Estados Unidos "relançamento" de relações

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou hoje que a sua viagem aos Estados Unidos e o encontro com o homólogo Barack Obama significaram um "relançamento" das relações entre os dois países, e um "passo a frente" no diálogo.    

Carolyn Kaster

Rousseff chegou a Nova Iorque no sábado, quase dois anos após cancelar uma viagem aos Estados Unidos devido a denúncias de espionagem por parte do Governo norte-americano. Ao ser questionada sobre o tema hoje, em conferência de imprensa, disse ter "certeza de que as condições passaram a ser diferentes". 

"Se fosse o caso de [o Presidente Obama] precisar de informação não pública [sobre o Governo brasileiro], ele me telefonaria", disse Rousseff à imprensa após um encontro com chefe de Estado norte-americano na Casa Branca.  

Os Presidentes trataram de áreas como comércio, tecnologia, ciência, educação, meio ambiente e a agenda internacional, além dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, para os quais Dilma Rousseff convidou Obama. 

Ao ser questionado sobre a atual má situação política e económica no Brasil, Obama afirmou saber como funciona a relação com o poder legislativo, numa referência às tensões entre a presidência e o Congresso norte-americano. 

"Vemos o Brasil como força global. Na maneira de coordenar as diferentes economias no G20, o país é uma força e as negociações só ocorrem com a sua participação como líder chave. Reconhecemos que não podemos resolver sozinhos problemas globais, e na saúde, por exemplo, temos que trabalhar com o Brasil e outros países", disse Obama.   

Os dois países assinaram um memorando de intenções sobre facilitação de comércio que prevê a realização de reuniões para o intercâmbio de experiências ainda este ano.

Obama e Dilma Rousseff assinaram também um acordo na área da Previdência Social, para que os trabalhadores de um dos países possam contribuir e receber benefícios no outro Estado, e anunciaram que os brasileiros viajantes frequentes para os Estados Unidos poderão aderir ao programa "Global Entry", que não isenta de visto, mas facilita os procedimentos para a sua obtenção. 

Dilma Rousseff tem previstos para quarta-feira encontros com executivos em São Francisco. 

 

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.