sicnot

Perfil

Mundo

Elevado nível de alerta após pequena erupção num vulcão perto de Tóquio

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) ordenou hoje a evacuação em torno do Monte Hakone, situado a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Tóquio, após confirmar a ocorrência de uma pequena erupção vulcânica.

Reuters

Na zona a evacuar situa-se no chamado vale de Owakudani, na ladeira do monte, que alberga casas, hotéis e uma empresa, vivem aproximadamente 40 pessoas, informou a televisão pública NHK.

Atendendo à erupção, a JMA elevou o nível de alerta para dois, numa escala de cinco, recomendando às pessoas que não se aproximem da cratera nem acedam às áreas anexas ao vulcão consideradas de risco, segundo informou o organismo. 

A agência confirmou hoje que o monte registou na véspera uma pequena erupção após detetar fumarolas e acumulação de cinzas expelidas.

 

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.