sicnot

Perfil

Mundo

Elevado nível de alerta após pequena erupção num vulcão perto de Tóquio

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) ordenou hoje a evacuação em torno do Monte Hakone, situado a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Tóquio, após confirmar a ocorrência de uma pequena erupção vulcânica.

Reuters

Na zona a evacuar situa-se no chamado vale de Owakudani, na ladeira do monte, que alberga casas, hotéis e uma empresa, vivem aproximadamente 40 pessoas, informou a televisão pública NHK.

Atendendo à erupção, a JMA elevou o nível de alerta para dois, numa escala de cinco, recomendando às pessoas que não se aproximem da cratera nem acedam às áreas anexas ao vulcão consideradas de risco, segundo informou o organismo. 

A agência confirmou hoje que o monte registou na véspera uma pequena erupção após detetar fumarolas e acumulação de cinzas expelidas.

 

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas infetadas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32