sicnot

Perfil

Mundo

Lufthansa oferece 25 mil euros a familiares de mortos em queda do avião da Germanwings

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou hoje que ofereceu 25.000 euros em compensações às famílias dos passageiros alemães que morreram na queda do avião da Germanwings em março, quantia rejeitada pelos advogados das famílias por ser "completamente inadequada".  

Martin Meissner

A Lufthansa e a sua subsidiária 'low-cost' Germanwings declararam que cada familiar próximo das vítimas (pais, filhos e companheiros) receberá ainda 10.000 euros, segundo comunicado citado pela agência France Presse (AFP).

O advogado Elmar Giemulla, que representa as famílias, definiu a oferta como "completamente inadequada".

A 24 de março, Andreas Lubitz, copiloto de 27 anos do avião, pilotou o Airbus A320 deliberadamente contra uma montanha em território francês, matando as 150 pessoas a bordo, incluindo 72 alemães.

Após o desastre, a Lufthansa ofereceu até 50.000 euros por passageiro aos seus familiares, independentemente de quaisquer pagamentos de compensação.

Em comunicado conjunto divulgado hoje, a Lufthansa e a Germanwings declararam assumir a "responsabilidade pelas consequências duradouras do desastre", criando por exemplo um fundo especial de 7.8 milhões de euros para apoiar a educação das crianças e adolescentes que perderam pais na queda do avião.

As companhias responsabilizam-se também pela construção de memoriais à tragédia em quatro localidades afetadas.

No comunicado citado pela AFP, as transportadoras declaram ainda que "as famílias das vítimas e os seus advogados serão informados de compensações adicionais nos próximos dias".

 

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.