sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em queda de avião militar na Indonésia sobe para 38

O número de vítimas mortais resultante da queda de um avião militar na Indonésia ascende a pelo menos 38, de acordo com as informações mais recentes que estão a ser difundidas pelas autoridades.

Reuters

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, que está a citar as autoridades, este não é ainda um balanço definitivo, pelo que poderá vir a aumentar o número de vítimas resultante do acidente ocorrido hoje, quando uma avião da Força Aérea da Indonésia se despenhou numa área residencial da cidade de Medan, na ilha de .

O acidente aconteceu pouco após a descolagem, com o avião a explodir numa bola de fogo, matando pelo menos 38 pessoas, de acordo com o relato da AFP.

O avião caiu numa cidade com dois milhões de habitantes na ilha de Samatra, provocando grandes danos em edifícios e reduzindo carros a labaredas.

Uma grande operação de resgate foi entretanto montada, com ambulâncias a retirar corpos do local do acidente, enquanto uma multidão de residentes ansiosos circunda o cordão policial para ver o que se passa.

Novi, que trabalha numa escola internacional perto do local do acidente e que se identificou apenas com um nome, disse que ouviu o avião e, da janela do escritório, viu que voava muito baixo, antes de cair.

"Foi muito assustador", contou à AFP, acrescentando que se dirigiu ao local com os colegas, mas que as colunas de fumo se apresentavam "muito más".

Outro residente local, Januar, 26 anos, afirmou que o avião parecia em apuros mesmo antes do acidente.

"Vi o avião na direção do aeroporto e já estava instável, depois vi o fumo a espalhar-se".

Trinta e oito corpos, incluindo o de uma criança, foram até agora transportados para o hospital em Medan, indicou Eko Triandi, um responsável da Cruz Vermelha que prestava assistência às equipas de emergência.

"Com base nos relatos, ainda há muitas vítimas no terreno", acrescentou.

Ainda não é claro quantas vítimas seguiam no avião, um Hercules C-130 do exército, e quantas se encontravam em terra.

A tripulação do avião, que transportava mantimentos militares para bases aéreas, era composta por três pilotos, um navegador e oito técnicos.

 

AH // ARA

Lusa/Fim

 

NewsSubjects:- Sociedade - Acidentes e Desastres - Salvamento / busca - Caso de emergência - Acidentes de transporte - Acidente (geral) 

20150630T115315

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.