sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em queda de avião militar na Indonésia sobe para 38

O número de vítimas mortais resultante da queda de um avião militar na Indonésia ascende a pelo menos 38, de acordo com as informações mais recentes que estão a ser difundidas pelas autoridades.

Reuters

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, que está a citar as autoridades, este não é ainda um balanço definitivo, pelo que poderá vir a aumentar o número de vítimas resultante do acidente ocorrido hoje, quando uma avião da Força Aérea da Indonésia se despenhou numa área residencial da cidade de Medan, na ilha de .

O acidente aconteceu pouco após a descolagem, com o avião a explodir numa bola de fogo, matando pelo menos 38 pessoas, de acordo com o relato da AFP.

O avião caiu numa cidade com dois milhões de habitantes na ilha de Samatra, provocando grandes danos em edifícios e reduzindo carros a labaredas.

Uma grande operação de resgate foi entretanto montada, com ambulâncias a retirar corpos do local do acidente, enquanto uma multidão de residentes ansiosos circunda o cordão policial para ver o que se passa.

Novi, que trabalha numa escola internacional perto do local do acidente e que se identificou apenas com um nome, disse que ouviu o avião e, da janela do escritório, viu que voava muito baixo, antes de cair.

"Foi muito assustador", contou à AFP, acrescentando que se dirigiu ao local com os colegas, mas que as colunas de fumo se apresentavam "muito más".

Outro residente local, Januar, 26 anos, afirmou que o avião parecia em apuros mesmo antes do acidente.

"Vi o avião na direção do aeroporto e já estava instável, depois vi o fumo a espalhar-se".

Trinta e oito corpos, incluindo o de uma criança, foram até agora transportados para o hospital em Medan, indicou Eko Triandi, um responsável da Cruz Vermelha que prestava assistência às equipas de emergência.

"Com base nos relatos, ainda há muitas vítimas no terreno", acrescentou.

Ainda não é claro quantas vítimas seguiam no avião, um Hercules C-130 do exército, e quantas se encontravam em terra.

A tripulação do avião, que transportava mantimentos militares para bases aéreas, era composta por três pilotos, um navegador e oito técnicos.

 

AH // ARA

Lusa/Fim

 

NewsSubjects:- Sociedade - Acidentes e Desastres - Salvamento / busca - Caso de emergência - Acidentes de transporte - Acidente (geral) 

20150630T115315

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.