sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em queda de avião militar na Indonésia sobe para 38

O número de vítimas mortais resultante da queda de um avião militar na Indonésia ascende a pelo menos 38, de acordo com as informações mais recentes que estão a ser difundidas pelas autoridades.

Reuters

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, que está a citar as autoridades, este não é ainda um balanço definitivo, pelo que poderá vir a aumentar o número de vítimas resultante do acidente ocorrido hoje, quando uma avião da Força Aérea da Indonésia se despenhou numa área residencial da cidade de Medan, na ilha de .

O acidente aconteceu pouco após a descolagem, com o avião a explodir numa bola de fogo, matando pelo menos 38 pessoas, de acordo com o relato da AFP.

O avião caiu numa cidade com dois milhões de habitantes na ilha de Samatra, provocando grandes danos em edifícios e reduzindo carros a labaredas.

Uma grande operação de resgate foi entretanto montada, com ambulâncias a retirar corpos do local do acidente, enquanto uma multidão de residentes ansiosos circunda o cordão policial para ver o que se passa.

Novi, que trabalha numa escola internacional perto do local do acidente e que se identificou apenas com um nome, disse que ouviu o avião e, da janela do escritório, viu que voava muito baixo, antes de cair.

"Foi muito assustador", contou à AFP, acrescentando que se dirigiu ao local com os colegas, mas que as colunas de fumo se apresentavam "muito más".

Outro residente local, Januar, 26 anos, afirmou que o avião parecia em apuros mesmo antes do acidente.

"Vi o avião na direção do aeroporto e já estava instável, depois vi o fumo a espalhar-se".

Trinta e oito corpos, incluindo o de uma criança, foram até agora transportados para o hospital em Medan, indicou Eko Triandi, um responsável da Cruz Vermelha que prestava assistência às equipas de emergência.

"Com base nos relatos, ainda há muitas vítimas no terreno", acrescentou.

Ainda não é claro quantas vítimas seguiam no avião, um Hercules C-130 do exército, e quantas se encontravam em terra.

A tripulação do avião, que transportava mantimentos militares para bases aéreas, era composta por três pilotos, um navegador e oito técnicos.

 

AH // ARA

Lusa/Fim

 

NewsSubjects:- Sociedade - Acidentes e Desastres - Salvamento / busca - Caso de emergência - Acidentes de transporte - Acidente (geral) 

20150630T115315

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.