sicnot

Perfil

Mundo

Sete polícias condenados por excessos cometidos durante protestos na Venezuela

As autoridades venezuelanas anunciaram hoje que sete polícias foram detidos e condenados por tribunais venezuelanos no âmbito de processos relacionados com excessos cometidos durante os protestos ocorridos em 2014 contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.  

Ramon Espinosa

O anúncio foi feito pela Procuradora Geral da República Bolivariana da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, durante uma intervenção perante o Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas que teve lugar em Genebra, na Suíça, durante a qual Caracas foi questionada sobre a repressão de parte das forças de segurança venezuelanas a manifestantes opositores.

Segundo Luísa Ortega Díaz, estão abertos processos de investigação contra outros 29 funcionários, "de distintos cargos do Estado", dos quais nove estão acusados de homicídio e 27 por tratamento cruel.

Em relação aos milhares de manifestantes detidos, precisou que 1.659 pessoas foram ilibadas, 1.558 foram acusadas formalmente, 1.218 estão em liberdade e 35 cidadãos permanecem detidos.

Durante a sua intervenção, a procuradora indicou que a taxa de homicídios em 2014 foi de 62 assassinatos por cada 100.000 habitantes e que a "Venezuela está a tentar fomentar uma cultura de paz para travar o aumento" dos assassinatos, tendo conseguido inutilizar 26.518 armas em ações de consciencialização para a cidadania.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47

    Mundo

    Uma marca polaca de leilões fez um vídeo tocante que está a gerar uma onda de comoção na internet. O anúncio já foi visto mais de oito milhões de vezes e é já considerado um dos melhores do ano.