sicnot

Perfil

Mundo

Grande barreira de Coral australiana não integrou lista do Património Mundial em Risco

A decisão da UNESCO quanto à integração da Grande Barreira de Coral australiana na lista do Património Mundial em Risco foi negativa.

A organização considerou as ameaças de poluição e alterações climáticas como substanciais mas insuficientes para a categorização do local como um local em risco.


A camada política australiana já se tinha declarado contra esta atribuição ao local que representa mais de mil milhões de dólares por ano em receitas turísticas.


As campanhas por parte de ambientalistas a favor da proteção do local contra a atividade industrial que ameaça o ecossistema despertaram, no entanto, a atenção dos políticos para a sua conservação.


O Primeiro Ministro Tony Abbottt já se mostrou determinado em tomar medidas a favor da sua proteção.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.