sicnot

Perfil

Mundo

Guatemala emite alerta de perigo perante aumento da atividade de vulcão

As autoridades guatemaltecas emitiram hoje um alerta de perigo em resposta ao aumento da atividade do vulcão Fuego, situado a 50 quilómetros a sudeste da capital.

© Mariana Bazo / Reuters

O vulcão esteve a expelir "nuvens de fogo" ao longo de todo o dia, indicou o porta-voz do departamento governamental de Resposta a Catástrofes, David de Leon.

O aviso de perigo emitido pelo Governo ficou pouco aquém de uma declaração de estado de emergência, que implicaria a evacuação das localidades em volta do vulcão.

Segundo o porta-voz, algumas explosões vulcânicas quebraram vidros de janelas e o Fuego tem lançado colunas de cinza a uma altura de 5.000 metros acima do nível do mar.

A Autoridade da Aviação Civil da Guatemala foi aconselhada a tomar medidas de precaução.

Em fevereiro, uma forte erupção vulcânica obrigou as autoridades a encerrar o aeroporto internacional devido à queda de cinza.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor