sicnot

Perfil

Mundo

Guatemala emite alerta de perigo perante aumento da atividade de vulcão

As autoridades guatemaltecas emitiram hoje um alerta de perigo em resposta ao aumento da atividade do vulcão Fuego, situado a 50 quilómetros a sudeste da capital.

© Mariana Bazo / Reuters

O vulcão esteve a expelir "nuvens de fogo" ao longo de todo o dia, indicou o porta-voz do departamento governamental de Resposta a Catástrofes, David de Leon.

O aviso de perigo emitido pelo Governo ficou pouco aquém de uma declaração de estado de emergência, que implicaria a evacuação das localidades em volta do vulcão.

Segundo o porta-voz, algumas explosões vulcânicas quebraram vidros de janelas e o Fuego tem lançado colunas de cinza a uma altura de 5.000 metros acima do nível do mar.

A Autoridade da Aviação Civil da Guatemala foi aconselhada a tomar medidas de precaução.

Em fevereiro, uma forte erupção vulcânica obrigou as autoridades a encerrar o aeroporto internacional devido à queda de cinza.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22