sicnot

Perfil

Mundo

Guatemala emite alerta de perigo perante aumento da atividade de vulcão

As autoridades guatemaltecas emitiram hoje um alerta de perigo em resposta ao aumento da atividade do vulcão Fuego, situado a 50 quilómetros a sudeste da capital.

© Mariana Bazo / Reuters

O vulcão esteve a expelir "nuvens de fogo" ao longo de todo o dia, indicou o porta-voz do departamento governamental de Resposta a Catástrofes, David de Leon.

O aviso de perigo emitido pelo Governo ficou pouco aquém de uma declaração de estado de emergência, que implicaria a evacuação das localidades em volta do vulcão.

Segundo o porta-voz, algumas explosões vulcânicas quebraram vidros de janelas e o Fuego tem lançado colunas de cinza a uma altura de 5.000 metros acima do nível do mar.

A Autoridade da Aviação Civil da Guatemala foi aconselhada a tomar medidas de precaução.

Em fevereiro, uma forte erupção vulcânica obrigou as autoridades a encerrar o aeroporto internacional devido à queda de cinza.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Luka Modric: o maestro da armada croata

    Mundial 2018 / Croácia

    O médio Luka Modric foi eleito o Homem do Jogo entre Argentina e Croácia, em que os croatas se impuseram por expressivos 3-0. Em dois jogos, esta é a segunda distinção de Modric como melhor jogador em campo, depois de também ter sido o MVP no triunfo sobre a Nigéria (2-0). Mais que o espetacular golo que apontou, depois de 'partir os rins' a Otamendi, é a constância na qualidade exibicional e um talento que parece inesgotável que fazem dele figura de proa na seleção croata. Promete continuar a encantar em solo russo.

  • Expedição portuguesa descobre novo campo hidrotermal nos Açores
    2:12
  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22