sicnot

Perfil

Mundo

Obama anuncia restabelecimento de relações com Cuba

O presidente norte-americano anunciou hoje o restabelecimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra-Fria, sublinhando "um novo capítulo" das relações bilaterais.    

Pablo Martinez Monsivais

"Hoje os Estados Unidos aceitaram formalmente restabelecer relações diplomáticas com (...) Cuba, para reabrir as embaixadas nos nossos respetivos países", declarou Barack Obama, a partir dos jardins da Casa Branca.  

Obama acrescentou que esta "é uma etapa histórica" nas relações norte-americanas-cubanas.  

"No final do verão, o secretário de Estado John Kerry deslocar-se-á a Cuba para hastear orgulhosamente a bandeira dos Estados Unidos, uma vez mais, na nossa embaixada", declarou Obama. 

O presidente cubano, Raul Castro, confirmou o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, suspensas desde 1961, numa carta dirigida ao homólogo norte-americano. 

"É com satisfação que confirmo que a República de Cuba decidiu restabelecer as relações diplomáticas com os Estados Unidos e abrir missões diplomáticas nos nossos respetivos países", declarou Castro, numa carta lida durante a emissão da televisão estatal cubana. 

Washington e Havana anunciaram já que a reabertura das embaixadas está prevista "a partir de 20 de julho", de acordo com cartas trocadas entre os dois presidentes. 

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961, após uma decisão do presidente norte-americano John F. Kennedy, na sequência de uma aproximação dos revolucionários castristas à URSS e a confiscação dos bens norte-americanos. 

Desde 1977, os dois países, separados apenas pelo estreito da Florida (sudeste dos Estados Unidos), estão representados apenas através de seções de interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares. 

A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em dezembro, de uma reaproximação entre estes dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança. 

No final de maio, Washington levantou o principal obstáculo ao restabelecimento de relações diplomáticas, ao retirar Cuba da "lista negra" norte-americana de Estados que apoiam o terrorismo. 

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC