sicnot

Perfil

Mundo

Solar Impulse2 bate próprio recorde num voo sem escalas entre o Japão e o Havai

O avião movido a energia solar 'Solar Impulse 2', cumpriu hoje cerca de metade da travessia entre o Japão e o Havai, após mais de dois dias e duas noites de voo consecutivo sobre o oceano Pacífico.     

Koji Ueda

O piloto do avião experimental, o suíço André Borschberg, "conseguiu uma façanha inédita ao completar mais de 50 horas a bordo do avião", noticia hoje a agência francesa AFP, acrescentando que ainda faltam quase mais 60 horas de voo para ser cumprida a mais longa etapa da viagem à volta do mundo do 'Solar Impulse 2'. 

"A noite foi difícil, mas fantástica", afirmou André Borschberg, 62 anos, frisando que se encontrava em excelente forma.      

Até à madrugada de hoje o 'Solar Impulse 2' percorreu 3.700 quilómetros a uma altitude de 3.300 metros, desde segunda-feira passada, momento em que partiu de Nagoya, centro do Japão. 

O desafio do 'Solar Impulse 2' começou a 9 de março em Abu Dhabi, iniciando uma viagem de 35 mil quilómetros, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

 

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.