sicnot

Perfil

Mundo

Vários detidos em Espanha em operação contra rede chinesa de tráfico humano

Cerca de cem agentes da Guarda Civil espanhola efetuaram hoje uma operação contra uma rede criminosa de origem chinesa suspeita de facilitação da imigração ilegal, tráfico de seres humanos e de droga e falsificação de documentos.

Arquivo Reuters

De acordo com a agência Efe, foram feitas detenções, mas nenhum número foi ainda divulgado.

A operação abrangeu Barcelona, Badalona e Santa Coloma de Gramenet, em particular, as residências dos membros do grupo, que também eram usadas para a prostituição, indicaram fontes próximas da investigação à agência noticiosa espanhola. 

Denominada "Operação Tratov", e com objetivo de desmantelar a organização criminosa, foi lançada ao início da manhã de hoje.

A investigação do caso, a cargo da Unidade Orgânica da Polícia Judiciária da Guarda Civil em Barcelona, conta com o apoio de unidades centrais de Madrid e a colaboração da Europol.

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.