sicnot

Perfil

Mundo

Avião experimental "Solar Impulse 2" bate recorde de voo solitário

O avião movido a energia solar "Solar Impulse 2" bateu hoje por larga margem o recorde mundial de voo solitário na etapa Japão-Havai, que realiza à volta do mundo.     

Koji Ueda

O piloto do "Solar Impulse 2", o suíço André Borschberg, 62 anos, que ainda tem pela frente mais 24 horas de voo até ao destino final no Havai, escreveu numa mensagem na rede social Twitter sentir-se "esgotado", com o voo a permitir períodos de sono de apenas 20 minutos.   

O piloto suíço acumulou hoje 94 horas de voo consecutivo, cerca de quatro dias, "batendo o anterior recorde estabelecido pelo norte-americano Steve Fossett, que voou 76 horas e 45 minutos em 2006.   

"Às 16:30 (GMT) de hoje, o "Solar Impulse 2" perfez um total de 84% do trajeto sobre o Pacífico, o correspondente a 6.921 quilómetros, ficando a faltar 1.250 quilómetros" para cumprir esta etapa entre o Japão e o Havai, anunciaram os organizadores do projeto, citados pela agência France Presse. 

O desafio do "Solar Impulse 2" começou a 9 de março em Abu Dhabi, iniciando uma viagem de 35 mil quilómetros, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.