sicnot

Perfil

Mundo

Avião experimental "Solar Impulse 2" bate recorde de voo solitário

O avião movido a energia solar "Solar Impulse 2" bateu hoje por larga margem o recorde mundial de voo solitário na etapa Japão-Havai, que realiza à volta do mundo.     

Koji Ueda

O piloto do "Solar Impulse 2", o suíço André Borschberg, 62 anos, que ainda tem pela frente mais 24 horas de voo até ao destino final no Havai, escreveu numa mensagem na rede social Twitter sentir-se "esgotado", com o voo a permitir períodos de sono de apenas 20 minutos.   

O piloto suíço acumulou hoje 94 horas de voo consecutivo, cerca de quatro dias, "batendo o anterior recorde estabelecido pelo norte-americano Steve Fossett, que voou 76 horas e 45 minutos em 2006.   

"Às 16:30 (GMT) de hoje, o "Solar Impulse 2" perfez um total de 84% do trajeto sobre o Pacífico, o correspondente a 6.921 quilómetros, ficando a faltar 1.250 quilómetros" para cumprir esta etapa entre o Japão e o Havai, anunciaram os organizadores do projeto, citados pela agência France Presse. 

O desafio do "Solar Impulse 2" começou a 9 de março em Abu Dhabi, iniciando uma viagem de 35 mil quilómetros, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.