sicnot

Perfil

Mundo

Avião experimental "Solar Impulse 2" bate recorde de voo solitário

O avião movido a energia solar "Solar Impulse 2" bateu hoje por larga margem o recorde mundial de voo solitário na etapa Japão-Havai, que realiza à volta do mundo.     

Koji Ueda

O piloto do "Solar Impulse 2", o suíço André Borschberg, 62 anos, que ainda tem pela frente mais 24 horas de voo até ao destino final no Havai, escreveu numa mensagem na rede social Twitter sentir-se "esgotado", com o voo a permitir períodos de sono de apenas 20 minutos.   

O piloto suíço acumulou hoje 94 horas de voo consecutivo, cerca de quatro dias, "batendo o anterior recorde estabelecido pelo norte-americano Steve Fossett, que voou 76 horas e 45 minutos em 2006.   

"Às 16:30 (GMT) de hoje, o "Solar Impulse 2" perfez um total de 84% do trajeto sobre o Pacífico, o correspondente a 6.921 quilómetros, ficando a faltar 1.250 quilómetros" para cumprir esta etapa entre o Japão e o Havai, anunciaram os organizadores do projeto, citados pela agência France Presse. 

O desafio do "Solar Impulse 2" começou a 9 de março em Abu Dhabi, iniciando uma viagem de 35 mil quilómetros, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

Lusa

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.