sicnot

Perfil

Mundo

Avião experimental "Solar Impulse 2" bate recorde de voo solitário

O avião movido a energia solar "Solar Impulse 2" bateu hoje por larga margem o recorde mundial de voo solitário na etapa Japão-Havai, que realiza à volta do mundo.     

Koji Ueda

O piloto do "Solar Impulse 2", o suíço André Borschberg, 62 anos, que ainda tem pela frente mais 24 horas de voo até ao destino final no Havai, escreveu numa mensagem na rede social Twitter sentir-se "esgotado", com o voo a permitir períodos de sono de apenas 20 minutos.   

O piloto suíço acumulou hoje 94 horas de voo consecutivo, cerca de quatro dias, "batendo o anterior recorde estabelecido pelo norte-americano Steve Fossett, que voou 76 horas e 45 minutos em 2006.   

"Às 16:30 (GMT) de hoje, o "Solar Impulse 2" perfez um total de 84% do trajeto sobre o Pacífico, o correspondente a 6.921 quilómetros, ficando a faltar 1.250 quilómetros" para cumprir esta etapa entre o Japão e o Havai, anunciaram os organizadores do projeto, citados pela agência France Presse. 

O desafio do "Solar Impulse 2" começou a 9 de março em Abu Dhabi, iniciando uma viagem de 35 mil quilómetros, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51