sicnot

Perfil

Mundo

Descarrilamento comboio força retirada de 5.000 pessoas de casa no Tennessee

 O descarrilamento, e posterior incêndio, de um comboio que transportava químicos tóxicos próximo da cidade de Knoxville, no Estado norte-americano do Tennessee, forçou a retirada de cinco mil pessoas das suas casas, informaram bombeiros e dirigentes locais. 

© Wade Payne / Reuters

O comboio, que descarrilou mesmo antes da meia-noite de quarta-feira, perto de Maryville, nos arredores de Knoxville, transportava acrilonitrilo, uma substância tóxica e muito inflamável que colocava riscos respiratórios, adiantou o bombeiro Kermit Easterling.

A imprensa local relatou que 25 pessoas tinham dado entrada no Blount Memorial Hospital por exposição ao químico, mas nenhuma foi considerada como estando em estado crítico. 

Os bombeiros foram porta a porta, equipados com máscaras, para afastar as pessoas do incêndio, acrescentou Easterling, com os residentes num raio de três quilómetros ordenados a saírem das residências. 

A Cruz Vermelha montou um abrigo numa escola local para os residentes que necessitassem. 

O comboio dirigia-se de Cincinnati, no Estado do Ohio, para Waycross, no Estado da Georgia, e integrava duas locomotivas e 57 vagões, dos quais 45 carregados e 12 vazios. 

O acrilonitrilo é usado numa variedade de processos industriais, incluindo a produção de plásticos. 

 

 

 

Lusa

 

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.