sicnot

Perfil

Mundo

Descarrilamento comboio força retirada de 5.000 pessoas de casa no Tennessee

 O descarrilamento, e posterior incêndio, de um comboio que transportava químicos tóxicos próximo da cidade de Knoxville, no Estado norte-americano do Tennessee, forçou a retirada de cinco mil pessoas das suas casas, informaram bombeiros e dirigentes locais. 

© Wade Payne / Reuters

O comboio, que descarrilou mesmo antes da meia-noite de quarta-feira, perto de Maryville, nos arredores de Knoxville, transportava acrilonitrilo, uma substância tóxica e muito inflamável que colocava riscos respiratórios, adiantou o bombeiro Kermit Easterling.

A imprensa local relatou que 25 pessoas tinham dado entrada no Blount Memorial Hospital por exposição ao químico, mas nenhuma foi considerada como estando em estado crítico. 

Os bombeiros foram porta a porta, equipados com máscaras, para afastar as pessoas do incêndio, acrescentou Easterling, com os residentes num raio de três quilómetros ordenados a saírem das residências. 

A Cruz Vermelha montou um abrigo numa escola local para os residentes que necessitassem. 

O comboio dirigia-se de Cincinnati, no Estado do Ohio, para Waycross, no Estado da Georgia, e integrava duas locomotivas e 57 vagões, dos quais 45 carregados e 12 vazios. 

O acrilonitrilo é usado numa variedade de processos industriais, incluindo a produção de plásticos. 

 

 

 

Lusa

 

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.