sicnot

Perfil

Mundo

Ex-detido de Guantánamo condenado a pagar indemnização de 134,2 milhões dólares

Um tribunal dos Estados Unidos condenou um ex-detido de Guantánamo a pagar uma indemnização de 134,2 milhões de dólares por um ataque no Afeganistão que matou um soldado norte-americano e feriu outro, informou hoje a advogada das vítimas.

© Todd Korol / Reuters

Laura Tanner, a advogada, mostrou-se satisfeita com a decisão, embora tenha dito que os seus clientes não têm a ilusão de que o ex-detido, Omar Khadr, natural do Canadá, possa alguma vez pagar a indemnização, que ao câmbio de hoje corresponde a 121 milhões de euros.

"O próximo passo é trabalhar com as autoridades judiciais do Canadá (...) e investigar todas as possibilidades que temos para receber o que pudermos", acrescentou a advogada sobre a decisão tomada em junho por um tribunal de Salt Lake City (Utah).

Khadr foi repatriado para o Canadá em setembro de 2012, depois de passar 10 anos no campo de detenção de Guantánamo. 

Capturado quando era ainda adolescente no Afeganistão, em 2002, foi condenado em 2010 a oito anos de prisão por se ter dado como culpado por um ataque à granada que matou um soldado norte-americano e feriu outro. 

Em maio passado foi libertado sob caução, depois de um tribunal de recurso canadiano ter rejeitado um processo do Ministério Público canadiano para que Khadr permanecesse na prisão. 

 

 

 

 

Lusa

 

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano