sicnot

Perfil

Mundo

Hatra, no Iraque, inscrita na lista de património mundial em perigo pela UNESCO

A UNESCO colocou na quarta-feira a cidade arqueológica iraquiana de Hatra na Lista do Património Mundial em Perigo "devido aos danos causados por grupos armados", noticia hoje a agência francesa AFP.

Hatra - onde foram filmadas as cena de abertura do filme "O Exorcista", de 1973 -, foi uma grande cidade fortificada que cresceu sob a influência do Império Parta e capital do primeiro Reino Árabe. Resistiu a invasões romanas em 116 e 198 d.C. graças às suas altas e sólidas paredes, reforçadas por torres. (Arquivo)

Hatra - onde foram filmadas as cena de abertura do filme "O Exorcista", de 1973 -, foi uma grande cidade fortificada que cresceu sob a influência do Império Parta e capital do primeiro Reino Árabe. Resistiu a invasões romanas em 116 e 198 d.C. graças às suas altas e sólidas paredes, reforçadas por torres. (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

No início de abril, "o grupo extremista Estado Islâmico (EI) publicou um vídeo que mostrava 'jihadistas' a destruir as antiguidades neste local", considerado desde 1985 pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

"O Estado Islâmico enviou-nos para destruir estes ídolos porque são venerados no lugar de Deus", dizia, citado pela AFP, um dos 'jihadistas' nesse vídeo de sete minutos de duração.

"Durante os debates [de quarta-feira], muitos membros do Comité do Património Mundial expressaram preocupação sobre o estado do património iraquiano na sequência dos atos de destruição intencional", pode ler-se na página da Internet da UNESCO.

O 'site' da organização refere ainda que o Comissão declarou a sua vontade de ajudar o Iraque logo que a situação no terreno permita fazê-lo, salientando que "a inclusão de Hatra na Lista do Património Mundial em Perigo é uma maneira de mobilizar o apoio da comunidade internacional para o património do país". 

Hatra - onde foram filmadas as cena de abertura do filme "O Exorcista", de 1973 -, foi uma grande cidade fortificada que cresceu sob a influência do Império Parta e capital do primeiro Reino Árabe. Resistiu a invasões romanas em 116 e 198 d.C. graças às suas altas e sólidas paredes, reforçadas por torres. 

As ruínas milenares da cidade, "especialmente os templos onde a arquitetura helenística e romana se mistura com elementos decorativos orientais, comprova a grandeza da sua civilização", e passaram a ser consideradas Património Mundial em 1985.

Dois outros sítios arqueológicos iraquianos encontram-se também inscritos na Lista do Património Mundial em Perigo: Ashur (desde 2003) e a cidade arqueológica de Samara (desde 2007).

A 39.ª sessão do Comité do Património Mundial teve início em 28 de junho e vai continuar até 08 de julho sob a presidência de Maria Böhmer, Ministra de Estado no Gabinete alemão das Relações Exteriores e membro do Parlamento alemão, salienta o site da organização. 

Lusa

  • Estado Islâmico revela vídeo da destruição de Hatra
    0:42

    Daesh

    Um vídeo divulgado pelo Estado Islâmico revela a destruição da antiga cidade iraquiana de Hatra, levada a cabo pelo grupo no mês passado. A gravação publicada na internet mostra o assalto e destruição de artefactos arqueológicos milenares, como estátuas, arcos e pilares.

  • "Claramente que há mandantes e que foi uma operação organizada"
    4:14

    Crise no Sporting

    Os 23 detidos por suspeitas de terem participado no ataque à Academia de Alcochete ficaram em prisão preventiva. Miguel Sousa Tavares considera que a decisão "é mais para ser exemplar". O comentador da SIC acredita que há mandantes e que esta foi uma "operação organizada". Sousa Tavares diz ainda que os "políticos não têm coragem para impor as leis" e que em Portugal "brinca-se com a lei".

    Miguel Sousa Tavares

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.

  • Jovem britânico em fuga é detido depois de responder à polícia no Facebook

    Mundo

    Através do Facebook, a polícia de West Yorkshire mostrou-se preocupada perante o desaparecimento de um jovem de 21 anos e pediu por informações que pudessem leva-los a descobrir Leon Smith. Contudo, o que não deveriam estar à espera, era que o próprio desaparecido respondesse na rede social e que desafiasse a polícia a "fazer o seu trabalho". As autoridades acabaram por localizar o jovem no mesmo dia.

    SIC