sicnot

Perfil

Mundo

Negociador russo diz que acordo sobre dossiê nuclear iraniano está próximo

Um acordo sobre o dossiê nuclear iraniano está próximo, disse hoje o principal negociador russo Sergei Ryabkov, enquanto prosseguem as negociações em Viena.

© Denis Sinyakov / Reuters

"Não posso prever quantas horas faltam para resolver o assunto. Mas as partes envolvidas acreditam que será resolvido nos próximos dias", disse, acrescentando que o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, viaja para Viena na sexta-feira ou no sábado.

O Irão e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) acordaram na terça-feira estender o prazo para concluir as negociações sobre o dossiê nuclear iraniano até 07 de julho.

A maratona diplomática internacional -- de quase dois anos -- tem como objetivo assegurar, pelo maior período de tempo possível, que o programa nuclear iraniano tem unicamente fins civis, em troca do levantamento das sanções que estão a bloquear a economia da potência regional xiita de 78 milhões de habitantes.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20