sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,1 sacode região de Xinjiang, oeste da China

Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter sacudiu hoje a região de Xinjiang, no oeste da China, sem que haja, até ao momento, registo de vítimas ou danos materiais.

A China é frequentemente atingida por tremores de terra, particularmente nas províncias de Sichuan e de Yunnan

A China é frequentemente atingida por tremores de terra, particularmente nas províncias de Sichuan e de Yunnan

© Staff Photographer / Reuters

O epicentro do abalo, que ocorreu às 09:07 locais (02:07 em Lisboa), foi localizado a 164 quilómetros a noroeste da cidade de Hotan, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Segundo o centro sismológico da China, que atribuiu ao terramoto uma magnitude de 6,5, foram sentidas várias réplicas, entre 3 e 4,6.

O sismo sacudiu o condado de Pishan, na parte sul de Xinjiang, a cerca de 1.800 quilómetros de distância da capital da região, Urumqi, com uma área de 39.700 quilómetros quadrados e uma população estimada em 258 mil habitantes, a maior parte da minoria uigur, de acordo com a agência oficial Xinhua.

A China é frequentemente atingida por tremores de terra, particularmente nas províncias de Sichuan e de Yunnan.

Em maio de 2008, um sismo de 7,9 devastou Sichuan, deixando mais de 80 mil mortos, naquele que foi o pior terramoto da China em mais de três décadas. 

 

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51