sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,1 sacode região de Xinjiang, oeste da China

Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter sacudiu hoje a região de Xinjiang, no oeste da China, sem que haja, até ao momento, registo de vítimas ou danos materiais.

A China é frequentemente atingida por tremores de terra, particularmente nas províncias de Sichuan e de Yunnan

A China é frequentemente atingida por tremores de terra, particularmente nas províncias de Sichuan e de Yunnan

© Staff Photographer / Reuters

O epicentro do abalo, que ocorreu às 09:07 locais (02:07 em Lisboa), foi localizado a 164 quilómetros a noroeste da cidade de Hotan, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Segundo o centro sismológico da China, que atribuiu ao terramoto uma magnitude de 6,5, foram sentidas várias réplicas, entre 3 e 4,6.

O sismo sacudiu o condado de Pishan, na parte sul de Xinjiang, a cerca de 1.800 quilómetros de distância da capital da região, Urumqi, com uma área de 39.700 quilómetros quadrados e uma população estimada em 258 mil habitantes, a maior parte da minoria uigur, de acordo com a agência oficial Xinhua.

A China é frequentemente atingida por tremores de terra, particularmente nas províncias de Sichuan e de Yunnan.

Em maio de 2008, um sismo de 7,9 devastou Sichuan, deixando mais de 80 mil mortos, naquele que foi o pior terramoto da China em mais de três décadas. 

 

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.