sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres bombistas-suicidas matam dezenas em ataque do Boko Haram

Pelo menos seis mulheres bombistas-suicidas fizeram-se explodir no meio de populares que fugiam de um ataque do Boko Haram no estado nigeriano de Borno, matando dezenas de pessoas, informaram hoje fontes do exército e testemunhas.

© Stringer . / Reuters

 

O ataque, o mais recente de uma vaga que nos últimos três dias fez mais de 200 mortos, ocorreu na sexta-feira à noite na aldeia de Zabarmari, a cerca de 10 quilómetros de Maiguduri, "cidade berço" do grupo radical no nordeste da Nigéria.

Haladu Musa, um habitante, disse à agência France Presse que "um grande número" de combatentes entrou na aldeia e conseguiu dominar as forças governamentais ali estacionadas para os impedir de tomar Maiguduri. "Os soldados foram obrigados a retirar", disse.

A população tentou então fugir e as bombistas-suicidas acionaram os explosivos matando várias dezenas de pessoas, acrescentou.

Segundo Musa, os combatentes do grupo radical saquearam e incendiaram "quase metade da aldeia" antes de serem repelidos pelos reforços entretanto enviados pelo exército.

O exército recuperou já hoje um veículo carregado de bombas artesanais e lançou uma operação de busca de "bombas que possam ter sido escondidas ou que não tenham explodido" na zona.

A Nigéria, o país mais populoso de África com cerca de 160 milhões de habitantes, tem sido palco nos últimos anos de dezenas de ataques reivindicados pelo Boko Haram, grupo radical islâmico que quer impor a "sharia" (lei islâmica) no país.

 

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.